As primeiras atividades alusivas ao Mês da Segurança Institucional no Ministério Público de Sergipe, em andamento desde o início de agosto, têm aperfeiçoado a atuação dos membros, servidores e agentes de segurança da instituição e permitido novos campos de conhecimento, inclusive na esfera da contrainteligência. A programação elaborada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) se estende ao longo do mês.
As capacitações têm sido executadas por profissionais de referência dentro das temáticas, a exemplo do Promotor de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), Mauro Zaque de Jesus. O membro possui vasta experiência na área de segurança institucional e na inteligência ministerial, tendo conduzido o curso de abertura do Mês da Segurança Institucional, no dia 5, com o tema “Contrainteligência no cotidiano do Ministério Público”.
O curso de Zaque abordou temas essenciais na atividade da instituição, a exemplo da proteção de informações sensíveis, prevenção de ameaças internas e externas, detecção de vulnerabilidades, protocolos de segurança, resiliência organizacional, cooperação e coordenação em diferentes departamentos e agências de segurança.
Durante o evento de abertura, o Procurador-Geral de Justiça do MPSE, Manoel Cabral Machado Neto, enfatizou a importância dos temas abordados na programação. “O Mês da Segurança Institucional é uma atividade importante que vem ao encontro das diretrizes de atuação traçadas pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Como costuma acontecer no mês de agosto, vamos ter palestras, capacitações específicas nessa área, para que possamos criar e estimular cada vez mais a cultura da segurança institucional, em favor de membros, dos servidores e do público que vem trazer as suas demandas ao MP. Reitero aqui nosso apoio integral, como temos feito em todos esses anos”, pontuou.
O Diretor do GSI, Flaviano Almeida, aproveitou para fazer um balanço das atividades desempenhadas pelo Gabinete de Segurança Institucional nos últimos quatro anos e destacou o empenho dos agentes de segurança e integrantes da unidade. O Promotor de Justiça também frisou as parcerias firmadas com instituições sergipanas como a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Academia de Polícia Civil. “O GSI tem contado com o integral apoio do nosso Procurador-Geral de Justiça, possibilitando importantes investimentos em equipamentos e ferramentas de segurança, além da constante capacitação do nosso público interno. Como tenho dito, o ambiente seguro depende da soma dos comportamentos individuais. Por isso, temos que focar na consolidação da cultura de segurança”.
> Outras atividades
A primeira quinzena do Mês da Segurança Institucional incluiu a realização dos cursos de ‘Treinamento de Segurança de Autoridades’ – que ainda contemplará uma segunda turma – e ‘Reciclagem para utilização da Spark’.
Esta última capacitação, que envolve a utilização do dispositivo elétrico incapacitante, foi ministrada pelos policiais civis Hugo Geimes Silva Cruz, Cássio Menezes de Oliveira e André Luís Agrelli, com duração de 8h. Os agentes de segurança do MP sergipano fizeram treinos de aprimoramento do uso do dispositivo, que emite pulsos elétricos que atuam sobre o sistema neuromuscular, causando desorientação, fortes contrações musculares e queda do indivíduo, permitindo a incapacitação temporária do agressor, possibilitando o melhor gerenciamento de crises.
> Programação
A programação de atividades ainda prevê a realização de Treinamento da Brigada de Incêndio do MPSE; Habilidade iniciais com pistola .40; Pilotagem de Motocicletas; Gerenciamento de Crises com pessoas em aparente distúrbio psíquico e Curso de Direção Defensiva e Evasiva. Clique aqui e confira a programação completa.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter: mpsergipe
Fotos: Alisson Mota e GSI