O Ministério Público de Sergipe, por meio da Coordenadoria Permanente de Autocomposição e Paz (Coapaz), promoveu a formatura de conclusão do “Curso de Capacitação de Facilitadores de Círculos Restaurativos e de Construção de Paz”, fruto do Projeto “Semeando a Cultura da Paz: capacitar para florescer”. A capacitação é uma parceria entre o MPSE, o Ministério Público do Trabalho (MPT/SE) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), através da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese).
Com início no mês de janeiro e encerramento em abril, o curso contou com a participação de servidores públicos estaduais e municipais da rede de proteção social da infância e adolescência, da educação e voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV). Todos apresentaram projetos de disseminação da ‘Cultura de Paz’ em suas respectivas instituições e a Coapaz fará o monitoramento deles pelo período de dois anos.
“Foram capacitadas 47 pessoas da rede de apoio, oriundas de seis instituições. O curso vai ajudar muito cada profissional nos desafios das suas atividades, melhorar suas potencialidades e prestar um serviço mais humanizado. São eles que lidam com as pessoas em situação de vulnerabilidade social, especialmente adolescentes em conflito com a lei, crianças e adolescentes nas escolas, pessoas em situação de abrigo ou que de algum modo precisam dos equipamentos da rede. Cada profissional vai levar conhecimento e metodologia, que servem não só para a resolução de conflitos, mas, também, para a construção de diálogos, de espírito comunitário e em alinhamentos de equipes de trabalho”, ressaltou a Instrutora e Coordenadora Pedagógica do curso, a Professora Doutora Daniela Carvalho Almeida Costa.
Para Anderson Alves dos Santos, servidor da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) e concludente do curso, “o Ministério Público nos proporcionou uma concepção democrática e circular de justiça, onde poderemos, efetivamente, com todos os integrantes da rede, compreender que a justiça pode ser mais próxima do cidadão e que junto a ela podemos resolver conflitos e contribuir de maneira tranquila e pacífica para que todos sejam ouvidos. Foi uma experiência muito enriquecedora, tanto no ponto de vista pessoal, porque colabora na preparação para o meu mestrado, quanto para que voltemos a ter credibilidade e esperança na justiça e que ela esteja perto da comunidade”.
O Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, a Coordenadora da Coapaz do MPSE, a Procuradora de Justiça Maria Conceição de Figueiredo Rolemberg, e os demais parceiros externaram a alegria e satisfação de poder contribuir para que a ‘Cultura de Paz’ seja disseminada por meio dessa ferramenta dialógica, permitindo um atendimento mais humanizado, bem como conferindo protagonismo às partes na prevenção e solução de conflitos.
Prestigiaram a formatura: a Promotora de Justiça da Infância e Adolescência de Aracaju, Lilian Carvalho; o Juiz Haroldo Rigo; o Procurador-Chefe do MPT/SE, Alexandre Magno Morais Batista de Alvarenga; o Procurador do Trabalho Emerson Albuquerque Resende; a Técnica em Análise e Acompanhamento de Projetos da Fapese, Kathyanne Rodrigues de Santana e Souza; e o Presidente da Fundação Renascer, Wellington Mangueira.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Fotos: Ícaro Novaes