O Gabinete de Segurança Institucional do Ministério Público de Sergipe-GSI/MPSE tem como objetivo princial promover a segurança dos seus ativos (membros, servidores, estagiários, terceirizados, visitantes), bem como atuar na preservação do patrimônio, instalações e da imagem institucional e, por fim, agir no controle das informações que circulam no âmbito constitucional. Foi  criado em 2011, e incluído na Lei Complementar nº 02, de 12 de novembro de 1990, que dispõe sobre a organização e atribuições do MP sergipano.

O GSI possui em sua estrutura a Coordenadoria Militar e Núcleo de Inteligência Operacional. As ações desenvolvidas por estes órgãos visam assessorar a Diretoria do GSI no exercício de suas funções, em áreas afetas à segurança de pessoal, segurança patrimonial e segurança da informação, dentre as demais requisitadas hodiernamente.

O Gabinete possui uma equipe com 95 integrantes – entre eles 47 policiais militares do Batalhão Especial no Núcleo de Segurança Patrimonial, 37 policiais militares e seis bombeiros militares da ativa no Núcleo de Segurança Pessoal, quatro servidores e um coordenador – sob a direção do promotor de Justiça Rogério Ferreira da Silva. Entre os serviços executados pelo GSI, estão o acompanhamento de membros e servidores a diversos eventos e a inspeções regulares aos presídios, matadouros, delegacias, instituições socioeducativas, audiências, entre outros.

“O desafio do Gabinete de Segurança Institucional é implantar uma nova cultura de segurança, é quebrar a rotina e mostrar que é preciso sair da zona de conforto e estar atento à realidade do órgão, onde transitam membros, servidores, terceirizados e visitantes. Precisamos fazer com que as pessoas que trabalham na instituição entendam que tudo é feito pelo bem comum. Para tanto, o GSI trabalha com foco na realidade atual, levantando riscos que possam atingir os ativos  da Instituição, identificando possíveis ameaças e procurando apontar soluções para eliminar ou minimizar os efeitos caso tais ameaças se concretizem. Esse é o papel do GSI preservar, cuidar e zelar pelo patrimônio físico, instalações,  informações,  imagem do órgão e, acima de tudo,  pelas pessoas”, frisou o Diretor do Gabinete de Segurança Institucional, Rogério Ferreira.

Eventos e cursos - GSI