A Escola Superior do Ministério Público ESMP

No dia 21 de agosto de 2000, em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, sob a Presidência do Doutor Moacyr Soares da Motta, foi inaugurada a Escola Superior do Ministério Público do Estado de Sergipe e agraciados com a comenda Colar do Mérito “Tobias Barreto”, o Governador do Estado Doutor Albano do Prado Pimentel Franco e os Ministros do Superior Tribunal de Justiça Doutores Luiz Carlos Fontes de Alencar e José Arnaldo da Fonseca. Presentes na solenidade os Senhores Ministros do Superior Tribunal de Justiça Paulo Roberto Saraiva da Costa Leite (Presidente), Francisco César Asfor Rocha, Vicente Leal de Araújo, Francisco Cândido de M. Falcão Neto, Gilson Langaro Dipp e Feranando Gonçalves. Por designação do então Procurador-Geral de Justiça na época, Dr. Moacyr Soares da Mota, foi designado para dirigir a Escola o Promotor de Justiça Dr. Eduardo Lima de Matos.

São objetivos gerais da Escola Superior do Ministério Público de Sergipe:

I – aprimorar a capacitação técnico-profissional dos membros e servidores do Ministério Público;
II – desenvolver projetos e programas de pesquisa na área jurídica;
III – promover cursos, simpósios e congressos, ciclos de estudo, palestras, conferências;
IV – celebrar convênios, estabelecer intercâmbio cultural com instituições congêneres, visando ao aperfeiçoamento cultural e funcional dos integrantes do Ministério Público;
V – editar publicações científicas;
VI – contribuir para o recrutamento e a formação de recursos humanos, preferencialmente para os quadros do serviço público da Administração direta ou indireta do Estado de Sergipe e dos municípios.

A Escola Superior do Ministério Público do Estado de Sergipe dispõe de um auditório, com capacidade para 220 pessoas, bem como duas salas de aulas, que acomodam cerca de 50 pessoas, e uma biblioteca, que é permanentemente atualizada com novos títulos, e acervo digitalizado para consultas ou empréstimos.