Você está aqui:

Saúde em Cores – Maio Amarelo alerta sobre a prevenção de acidentes

O Projeto “Saúde em Cores”, desenvolvido pelo Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Saúde, chama a atenção da população nesta edição, para a importância da prevenção de acidentes de trânsito, temática trazida pela campanha Maio Amarelo. O alerta se justifica diante do elevado número de pacientes que dão entrada em unidades hospitalares em razão desses acidentes.

A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sergipana sobre os cuidados com a saúde e a prevenção de doenças. Ao longo do ano, o projeto promove a reflexão sobre diferentes temas, apresentando, a cada mês, informações relevantes sobre uma condição específica de saúde, com dados essenciais para orientar a população e reforçar medidas preventivas.

> Acidentes de trânsito

De acordo com o Anuário da Polícia Rodoviária Federal (PRF), mais de 6 mil pessoas morreram e cerca de 84 mil ficaram feridas em acidentes de trânsito no Brasil, em 2024. Os números reforçam a realidade observada pelo Neurocirurgião e Superintendente do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), Hilton Moraes, que destaca: “a maioria dos pacientes que chegam à unidade são vítimas de acidentes de trânsito”.

Segundo o especialista, as motocicletas estão entre as principais causas de lesões nesses acidentes. “A melhor forma de prevenção é o uso do capacete”, enfatiza. Ele também explica que, ao dar entrada no hospital, os pacientes são questionados sobre o uso de equipamentos de segurança e, na maioria dos casos, os acidentes estão associados à ausência desses itens, o que pode resultar em lesões graves, permanentes ou até mesmo em morte.

Esse cenário evidencia a necessidade de ampliar o debate e fortalecer ações de conscientização sobre o autocuidado no trânsito, com o objetivo de reduzir ocorrências e preservar vidas.

> Projeto Saúde em Cores

Entre as ações previstas pelo projeto está a produção de vídeos curtos, divulgados nos canais oficiais do MPSE, com a participação de profissionais das áreas abordadas. Os conteúdos trazem orientações práticas e informações importantes sobre prevenção e cuidados com a saúde.

Nesta edição, o vídeo do “Saúde em Cores” aborda a prevenção de acidentes de trânsito, destacando os riscos de consequências fatais ou permanentes causadas pela imprudência. O Neurocirurgião Hilton Moraes reforça que atitudes como respeitar as leis de trânsito, controlar a velocidade, não dirigir sob efeito de álcool e evitar o uso de entorpecentes são fundamentais para a redução de acidentes.

Além disso, o material também destaca a campanha Maio Amarelo, que tem como principal objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de um trânsito mais seguro.

 

Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe

Acompanhe nossas Redes Sociais

Compartilhe esta Notícia