Você está aqui:

MPSE participa de reunião nacional de Corregedores para alinhar fiscalização e inovação

O Corregedor-Geral do Ministério Público de Sergipe (MPSE), Rodomarques Nascimento, e o Promotor de Justiça Assessor da Corregedoria-Geral, Alexandro Sampaio Santana, marcaram presença na 149ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais (CNCGMPEU). O encontro, realizado em Porto Alegre/RS, nos dias 4 e 5 de fevereiro, reuniu lideranças de todo o país para debater o aprimoramento das atividades de controle e orientação institucional.

A reunião marcou o primeiro ato institucional da nova diretoria do colegiado, priorizando a integração entre as unidades do Ministério Público brasileiro. Durante os debates, destacou-se a importância de uma atuação técnica e sintonizada com as transformações sociais. O objetivo é consolidar as corregedorias não apenas como instâncias de fiscalização, mas como agentes promotores de um serviço público mais ágil, qualificado e voltado às necessidades da população.

A apresentação de tecnologias voltadas à gestão estratégica foi um dos pontos altos do encontro. O destaque ficou para a ‘Aurora’, ecossistema de inteligência artificial do Ministério Público do Rio Grande do Sul projetado para otimizar fluxos processuais. A ferramenta serviu de referência nacional, demonstrando como a inovação pode ampliar a transparência e prover suporte técnico avançado às atividades das corregedorias.

O evento contou com a presença do Corregedor Nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias da Costa, que destacou a produtiva parceria firmada durante o seu mandato, encerrado no último dia 6 de fevereiro. Registrou-se, ainda, a participação da Conselheira Karen Luise Vilanova Batista de Souza, que ministrou uma palestra dedicada ao combate ao racismo estrutural no Brasil.

Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe

Acompanhe nossas Redes Sociais

Compartilhe esta Notícia