O Projeto “Saúde em Cores”, lançado pelo Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Saúde, nesta edição, orienta a população sobre a conscientização em torno da catarata, em alusão ao Dia da Saúde Ocular, comemorado em 10 de julho.
O objetivo do “Saúde em Cores” é conscientizar a população sergipana acerca dos cuidados com a saúde e a prevenção de doenças. Para promover uma reflexão sobre diversos temas ao longo do ano, o projeto, a cada mês, traz informações sobre uma doença, com informações essenciais para que a população seja instruída e reforce os meios de prevenção.
> Catarata
A catarata é uma condição ocular caracterizada pela opacificação do cristalino — a lente natural do olho —, que vai perdendo sua transparência com o envelhecimento. Essa alteração compromete a qualidade da visão e afeta, principalmente, pessoas a partir dos 50 ou 60 anos. O processo é natural e esperado com o passar do tempo, assim como outros sinais de envelhecimento.
Os sintomas incluem visão embaçada, sensibilidade à luz, dificuldade para enxergar à distância e necessidade frequente de troca dos óculos, sem melhora significativa da visão. A progressão da catarata pode causar grande impacto na qualidade de vida, afetando atividades cotidianas como leitura, direção e mobilidade.
O único tratamento eficaz é a cirurgia, que consiste na remoção da lente natural opaca e substituição por uma lente intraocular artificial. Graças aos avanços tecnológicos, além de restaurar a visão, o procedimento pode também corrigir erros refrativos, permitindo que muitos pacientes fiquem menos dependentes dos óculos.
Alguns fatores de risco podem antecipar o surgimento da catarata, como diabetes, uso prolongado de corticoides, traumas oculares e histórico de tratamento com medicamentos anti-inflamatórios. Durante o período pós-pandemia, foi observado um aumento no número de diagnósticos em pacientes mais jovens, devido ao uso intensivo de corticoides em internações hospitalares.
> Projeto Saúde em Cores
Um dos produtos que o projeto prevê é a produção de vídeos curtos que são divulgados nos canais de Comunicação do MPSE, com a participação de profissionais das áreas em destaque e informações importantes sobre prevenção e cuidado.
O novo vídeo do “Saúde em Cores” conta com a participação do Médico Oftalmologista Fábio Ursulino. “Se você está percebendo visão embaçada, faróis estourando, dificuldade de enxergar mesmo com óculos novos, principalmente após os 50 anos, vale a pena procurar um oftalmologista. A catarata tem tratamento e, com a cirurgia, conseguimos recuperar e, muitas vezes, até melhorar a visão do paciente”, destacou o médico.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Canal do WhatsApp: MPSE
Quer fazer uma denúncia? Fale com a Ouvidoria do MPSE – Ligue 127





