O Ministério Público de Sergipe (MPSE) lançou a campanha junina 2025 com o tema “Respeito é um direito e todo mundo quer!”. A ação amplia o alcance das edições anteriores, que tinham como mote “Respeita as Minina”, e reforça o compromisso da instituição com a promoção dos direitos fundamentais durante os festejos juninos em todo o estado.
Neste ano, além do combate à importunação sexual, a campanha aborda também o enfrentamento à exploração infantil e à LGBTfobia. A proposta é transformar os ambientes de celebração em espaços mais seguros, acolhedores e inclusivos para todas as pessoas.
“A campanha ‘Respeita as Minina’ já é uma tradição do Ministério Público de Sergipe como defensor intransigente dos direitos fundamentais. Neste ano, damos um passo adiante ao ampliar o escopo da ação, incluindo a proteção de crianças e adolescentes e o enfrentamento à LGBTfobia, reforçando a mensagem de que respeito não é favor, é direito”, destacou o Procurador-Geral de Justiça, Nilzir Vieira. “Nossa missão vai além da repressão: queremos transformar a cultura, especialmente nos espaços de celebração e convivência coletiva”, frisou.
A campanha foi idealizada pela Coordenadoria de Comunicação Social do MPSE, em parceria com os Centros de Apoio Operacional (CAOps) dos Direitos da Mulher, da Infância e da Adolescência, dos Direitos Humanos e com a Coordenadoria de Apoio às Vítimas (Coavit). Durante a coletiva de lançamento, foi apresentado o novo vídeo da campanha, que mantém o formato de cordel — com linguagem leve e acessível — escrito pela jornalista Géssica Souza e protagonizado pelo artista sergipano Pedro Lua. A produção é assinada pelos jornalistas Alisson Mota e Ícaro Novaes, com assistência da estagiária Sabrina Matos, e os materiais gráficos foram desenvolvidos pelo designer Vanderley Rodrigues.
Para garantir a ampla divulgação da campanha, o MPSE convidou gestores e representantes de municípios sergipanos que promovem festejos juninos. O objetivo é exibir o vídeo institucional nos telões durante os intervalos dos shows, além de divulgar o conteúdo em sites e redes sociais dos parceiros. Órgãos e instituições públicas também podem replicar o material.
A Diretora do CAOp da Mulher, Promotora de Justiça Verônica Lazar, ressaltou a importância da abordagem ampliada. “Essa quarta campanha do MPSE relativa aos festejos juninos traz uma grande inovação, que é ampliar a temática não só em relação à questão da mulher, mas em relação a todos os direitos humanos das pessoas, incluindo criança e adolescente e pessoas LGBTQIAPN+. É importante ressaltar agora, durante os festejos, esse novo olhar, sem discriminação, sem preconceito, com respeito a todos, porque respeito todo mundo quer”, ressaltou.
A Secretária de Políticas para as Mulheres, Danielle Garcia, também destacou a parceria institucional. “Nos somamos à campanha do Ministério Público com muita alegria. Nesse São João, o respeito será ampliado não só para a questão da mulher, mas para todas as pessoas: as crianças, os LGBTs e todo mundo que queira dançar e curtir o São João com alegria. Lembrando que o respeito vai ser o mote desse São João”, reforçou.
> Canais de denúncia
O MPSE reforça que qualquer pessoa pode denunciar casos de importunação sexual, exploração de crianças e adolescentes ou discriminação contra pessoas LGBTQIAPN+ pelos seguintes canais:
- Ligue 190 – Polícia Militar
- Ligue 181 – Plantão DAGV – Polícia Civil
- Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher
- Ligue 100 – Direitos Humanos Nacional
- Ligue 127 – Ouvidoria do MPSE
- Ou procure a delegacia mais próxima ou uma patrulha policial presente nas festas.
> Como aderir
Os municípios interessados em divulgar a campanha podem solicitar os materiais diretamente ao Núcleo de Comunicação do MPSE, pelo e-mail: comunicacao@mpse.mp.br. A expectativa é que a mensagem de respeito, segurança e inclusão esteja presente em todos os arraiais sergipanos.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Canal do WhatsApp: MPSE
Fotos: Alisson Mota