O Projeto “Saúde em Cores”, lançado pelo Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Saúde, nesta edição, orienta a população sobre os cuidados com a saúde da tireoide.
O objetivo do “Saúde em Cores” é conscientizar a população sergipana acerca dos cuidados com a saúde e a prevenção de doenças. Para promover uma reflexão sobre diversos temas ao longo do ano, o projeto, a cada mês, traz informações sobre uma doença, com informações essenciais para que a população seja instruída e reforce os meios de prevenção.
A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço, responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Esses hormônios regulam o metabolismo do corpo, interferem na respiração, no funcionamento do coração, no crescimento, no desenvolvimento neurológico e na manutenção da temperatura corporal.
Entre os principais distúrbios da tireoide estão o hipotireoidismo (quando a produção hormonal é insuficiente) e o hipertireoidismo (quando há produção excessiva de hormônios), além de doenças autoimunes, nódulos e câncer de tireoide. Os sintomas podem incluir fadiga, alterações de peso, queda de cabelo, unhas frágeis, pele seca, alterações de humor, dificuldade de concentração, entre outros.
As disfunções da tireoide acometem principalmente mulheres, especialmente em idade fértil. Quando não tratadas durante a gestação, podem provocar complicações como pré-eclâmpsia, parto prematuro e prejuízos ao desenvolvimento cognitivo e neurológico do bebê.
O diagnóstico das doenças da tireoide é feito por meio de exame clínico e laboratoriais. O tratamento depende do tipo de disfunção e pode envolver o uso de medicação para reposição ou bloqueio hormonal.
> Projeto Saúde em Cores
Um dos produtos que o projeto prevê é a produção de vídeos curtos que são divulgados nos canais de Comunicação do MPSE, com a participação de profissionais das áreas em destaque e informações importantes sobre prevenção e cuidado.
O novo vídeo do “Saúde em Cores” conta com a participação da Médica Endocrinologista Luciana Pedral. “As doenças da tireoide são as endócrinas com maior prevalência no mundo, sendo o Brasil líder em número de casos de hipotireoidismo. O tratamento e diagnóstico devem seguir diretrizes científicas, sempre com foco na qualidade de vida do paciente”, explicou a profissional.
Com informações do Ministério da Saúde
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Canal do WhatsApp: MPSE
Card: Divisão de Design e Mídia/MPSE