O Ministério Público de Sergipe, por meio da Escola Superior (ESMP) e do Centro de Apoio Operacional da Infância e Adolescência (CAOpIA), promoverá no dia 19 de maio, das 8h30 às 12h, o seminário “Proteção Integra(da)”, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento ocorrerá no auditório do MPSE e é aberto a todos os interessados, que já podem se inscrever por meio do Sistema de Gestão de Eventos (SGE) da ESMP.
A iniciativa integra o calendário anual de ações institucionais voltadas ao enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes, reforçando a relevância da atuação intersetorial para a efetivação da proteção integral e dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. A edição de 2025 do seminário destacará a importância da proteção integra(da) como instrumento de enfrentamento à violência infantojuvenil, reunindo especialistas com experiência prática e acadêmica na área.
Entre os palestrantes confirmados estão o Promotor de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Sasha Alves do Amaral, que ministrará a palestra “A importância da proteção integra(da) para o enfrentamento da violência contra a criança e o adolescente”; e a Diretora do Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil de Sergipe (CRAI Sergipe), Mestre em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (Unit) e Superintendente da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Lourivânia Oliveira Melo Prado, que apresentará a palestra “Desafios e estratégias do CRAI no enfrentamento à violência sexual em crianças e adolescentes do estado de Sergipe”. Clique aqui e confira a programação completa do evento.
> Certificação
As inscrições para o seminário estão abertas e podem ser feitas por meio do Sistema de Gestão de Eventos (SGE) da ESMP até o dia de sua realização ou preenchimento de todas as vagas disponíveis. O recebimento do certificado está condicionado à frequência mínima de 75% da carga horária total da atividade, apurada mediante registro biométrico (digital) da frequência de cada participante no início e fim do evento.
> Acessibilidade
Pessoas com necessidades especiais devem efetuar a inscrição e preencher o formulário de acessibilidade até o dia 15 de maio, indicando o tipo de atendimento especial relativo à sua deficiência, para que possam ser adotadas as providências necessárias e possíveis, considerando os recursos humanos e técnicos disponíveis para o evento.
> Clique aqui para fazer sua inscrição
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Canal do WhatsApp: MPSE
Card: Divisão de Design e Mídia/MPSE