O Projeto “Saúde em Cores”, lançado pelo Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Saúde, nesta edição, faz um alerta sobre a hipertensão, uma das condições crônicas mais recorrentes no Brasil e que, muitas vezes, se desenvolve de forma silenciosa.
O dia 26 de abril marca o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, instituído pela Lei nº 10.439/2002, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos e a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.
> Hipertensão Arterial
Popularmente conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial é uma condição crônica multifatorial caracterizada pela elevação persistente da pressão sanguínea (igual ou superior a 140/90 mmHg). Na maioria dos casos, é assintomática, o que a torna uma “doença silenciosa”. Quando presentes, os sintomas podem incluir dor de cabeça, tontura, falta de ar, palpitações e alterações na visão.
Segundo o levantamento da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2023, do Ministério da Saúde, 27,9% da população brasileira já recebeu diagnóstico de hipertensão, com maior incidência entre mulheres. Além de ser um fator de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC, a hipertensão também tem impacto direto na mortalidade. De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), em 2021 o Brasil registrou a maior taxa de óbitos por hipertensão da última década: 18,7 mortes por 100 mil habitantes. Entre pessoas de 60 a 69 anos, o crescimento foi de 47% em apenas dois anos.
A hipertensão não tem cura, mas pode ser prevenida e controlada com mudanças no estilo de vida, como alimentação equilibrada, prática regular de atividades físicas, controle do peso e redução do consumo de sal. Também é fundamental estar atento aos sinais do corpo e manter a saúde em dia com avaliações periódicas.
> Projeto Saúde em Cores
O projeto reúne vídeos curtos que são divulgados nos canais de Comunicação do MPSE, com a participação de profissionais das áreas em destaque e informações importantes sobre cuidados e medidas preventivas.
O novo vídeo do “Saúde em Cores” conta com a participação do Médico Cardiologista Fabrício Anjos, que ressalta a importância de medir regularmente a pressão arterial e manter acompanhamento médico contínuo como formas eficazes de controle da doença.
Com informações do Ministério da Saúde.
______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Canal do WhatsApp: MPSE
Card: Divisão de Design e Mídia/MPSE