No dia 24 de abril é celebrado o Dia Internacional do Jovem Trabalhador – uma data que nos convida à reflexão sobre os desafios enfrentados por jovens no ingresso ao mercado de trabalho, especialmente em contextos de vulnerabilidade social. Em Sergipe, o Programa Oportunidade Aprendiz (POA), uma iniciativa do Ministério Público de Sergipe, por meio da coordenação da 8ª Promotoria de Justiça dos Direitos dos Cidadãos, tem se destacado por promover a inclusão social e profissional de adolescentes e jovens, garantindo o acesso ao mundo do trabalho com dignidade, qualificação e cidadania.
Criado em 2016 e institucionalizado em 2018, o POA nasceu da articulação entre o MP sergipano, o Poder Judiciário e instituições parceiras. Desde então, tem proporcionado a centenas de jovens a chance de vivenciar sua primeira experiência profissional por meio da aprendizagem, conforme previsto na Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000). O programa prioriza adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade, como os que estão em acolhimento institucional, egressos do trabalho infantil ou do sistema socioeducativo.
Nesta quinta-feira, 24, em celebração ao Dia Internacional do Jovem Trabalhador, o MP de Sergipe participou do Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional de Sergipe (FEAPSE), no auditório do Palácio da Justiça do TJSE. Participaram do evento as Promotoras de Justiça Talita Cunegundes (Centro de Apoio Operacional da Infância e Adolescência), Lilian Carvalho e servidores da Divisão de Equipe Interdisciplinar (DIVEI).
> Programa Oportunidade Aprendiz
Mais do que um contrato formal de trabalho, o POA representa um projeto de vida. Jovens que antes viam o futuro com incerteza, hoje sonham e constroem novas trajetórias. Os aprendizes atuam em órgãos públicos e empresas parceiras, sempre acompanhados por entidades qualificadoras, recebendo formação teórica e prática nas áreas administrativa, contábil, educacional, entre outras.
O impacto vai além dos números. Ao promover o acesso ao mundo do trabalho de forma legal e protegida, o POA contribui para a redução da evasão escolar, o fortalecimento da autoestima e a ampliação do repertório de vida dos jovens participantes. A iniciativa também sensibiliza empresas e a sociedade sobre a importância de investir na juventude como caminho para o desenvolvimento sustentável e a justiça social.
No Dia Internacional do Jovem Trabalhador, as conquistas dos aprendizes são enfatizadas em um ato de renovação do compromisso com a inclusão e a equidade. Programas como o Oportunidade Aprendiz são exemplos concretos de que é possível transformar realidades quando há diálogo, articulação institucional e vontade de construir um futuro melhor para todos.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Canal do WhatsApp: MPSE
Fotos: CAOpIA