O Ministério Público de Sergipe (MPSE) realizou a primeira atividade do Curso de Vitaliciamento de 2025, recepcionando os novos Promotores de Justiça empossados nos anos de 2023 (1ª Turma) e 2024 (2ª Turma). O encontro, promovido no Colégio de Procuradores de Justiça, marcou mais uma etapa de aprimoramento profissional dos novos membros da instituição, desta vez com o tema “Saúde Mental e Liderança: como promover um ambiente de trabalho saudável no MPSE”.
Na abertura do evento, o Corregedor-Geral do MPSE, Rodomarques Nascimento, destacou a importância da atuação ministerial na sociedade sergipana, enfatizando a necessidade de um Ministério Público resolutivo, proativo e eficaz. “Estamos diante de um novo tempo para o Ministério Público de Sergipe, um tempo de atuação proativa, de resoluções ágeis e eficazes, e, acima de tudo, de compromisso real com aqueles que mais precisam de atenção por parte dos membros do parquet”, afirmou.
O Corregedor-Geral ressaltou ainda a importância da atividade extrajudicial como um diferencial na atuação ministerial, destacando que a mediação, a conciliação e os acordos extrajudiciais são instrumentos essenciais para a resolução de conflitos. Ele pontuou a relevância das áreas de Educação e Saúde, chamando atenção para a fiscalização da qualidade do ensino público e da gestão da saúde pública em Sergipe.
“Recomendo que visitem as creches e as escolas públicas, cobrem a qualidade da merenda escolar e fiscalizem o adequado funcionamento das unidades de saúde. Uma criança sem aula hoje é um adulto marginalizado amanhã; um posto de saúde sem medicamentos é uma sentença de morte para os mais necessitados”, enfatizou o Corregedor-Geral.
> Saúde Mental e Liderança
Durante o evento, a Psicóloga Ana Luiza Oliveira Sobral, Coordenadora da Divisão de Equipe Interdisciplinar do MPSE, abordou a temática “Saúde Mental e Liderança: Como Promover um Ambiente de Trabalho Saudável no MPSE”. Em sua exposição, ela destacou a importância da saúde mental no exercício da liderança e no bem-estar institucional.
“Essa minha fala teve o objetivo de sensibilizar sobre a importância da saúde mental no exercício da liderança e também no sentido de promoção de saúde mental dentro do MPSE. Discutimos estratégias que os líderes podem desenvolver para contribuir com esse processo”, explicou Ana.
Ela também ressaltou que o tema vem sendo amplamente debatido no âmbito nacional, por meio do Fórum Nacional de Atenção à Saúde Mental do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). “Esse é um tema de grande relevância diante do cenário de adoecimento mental e sobrecarga. A discussão abre portas para futuras capacitações dos líderes, visando um maior aprofundamento na temática e garantindo visibilidade ao assunto”, acrescentou.
O Curso de Vitaliciamento segue com uma programação estruturada pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP), oferecendo formação continuada e suporte institucional aos novos Promotores de Justiça.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Canal do WhatsApp: MPSE
Fotos: Alisson Mota