O Projeto “Saúde em Cores”, lançado pelo Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Saúde, nesta edição, faz um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.
O objetivo do “Saúde em Cores” é conscientizar a população sergipana acerca dos cuidados com a saúde e a prevenção de doenças. Para promover uma reflexão sobre diversos temas ao longo do ano, o projeto, a cada mês, traz informações sobre uma doença, com informações essenciais para que a população seja instruída e reforce os meios de prevenção.
> Câncer Infantojuvenil
Caracterizado pela reprodução descontrolada de células anormais de qualquer parte do organismo, o câncer é a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde.
O câncer infantojuvenil costuma atingir células do sistema sanguíneo e dos tecidos de sustentação. Os tumores mais frequentes são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os que atingem o sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático). Mas também podem ocorrer em células do sistema nervoso periférico e renal, na retina do olho, nos ovários e testículos, nos ossos e nas partes moles.
É muito importante que pais e responsáveis fiquem atentos a alguns sinais como: perda de peso contínua e inexplicável; dores de cabeça com vômito de manhã; aumento do inchaço ou dor persistente nos ossos ou articulações; protuberância ou massa no abdômen, pescoço ou qualquer outro local; desenvolvimento de uma aparência esbranquiçada na pupila do olho ou mudanças repentinas na visão; febres recorrentes não causadas por infecções; hematomas excessivos ou sangramento, geralmente repentinos, e palidez perceptível ou cansaço prolongado.
Nos últimos anos, o tratamento para a doença avançou muito, possibilitando grandes chances de cura para crianças e adolescentes acometidos pelo câncer, por isso a importância do diagnóstico precoce e tratamento em centros especializados.
> Projeto Saúde em Cores
Um dos produtos que o projeto prevê é a produção de vídeos curtos que são divulgados nos canais de Comunicação do MPSE, com a participação de profissionais das áreas em destaque e informações importantes sobre prevenção e cuidado.
O novo vídeo do “Saúde em Cores” conta com a participação do Pediatra Oncohematologista, Richer Mota. “Houve um avanço muito grande nas formas de tratar o câncer em crianças e adolescentes, mas ainda precisamos estar mais atentos ao diagnóstico precoce”, destacou o profissional.
Com informações do Ministério da Saúde
> Confira o vídeo