O Procurador-Geral de Justiça, Nilzir Soares Vieira Junior, e membros do Ministério Público de Sergipe (MPSE) prestigiaram, nesta segunda-feira, 3, a posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). A Desembargadora Iolanda Santos Guimarães assume a gestão do órgão até janeiro de 2027, ao lado dos Desembargadores Etélio de Carvalho Prado Júnior, como Vice-Presidente, e Edivaldo dos Santos, no cargo de Corregedor-Geral da Justiça.
A cerimônia de posse foi iniciada com um discurso do Desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, que fez um resumo do trabalho desenvolvido durante o biênio 2023/2025. Logo em seguida, os novos membros da mesa diretora prometeram cumprir fielmente suas funções e assinaram o termo de posse.
O PGJ Nilzir Soares Vieira Junior saudou o Desembargador Ricardo Múcio, elogiando o trabalho desenvolvido durante o último biênio, e desejou votos de sucesso para a gestão sucessora. “É com grande satisfação que parabenizo a nova Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Doutora Iolanda Guimarães, por sua brilhante trajetória e compromisso inabalável com a justiça, qualidades essenciais para o fortalecimento do Poder Judiciário em nosso Estado. Ao mesmo tempo, registro minhas congratulações aos demais integrantes da Mesa Diretora, em especial ao Vice-Presidente do TJSE, Doutor Etélio, cuja notável experiência e dedicação, forjadas durante sua destacada atuação no Ministério Público de Sergipe, certamente contribuirão para o aprimoramento e a excelência dos trabalhos desta Corte. Estou seguro de que será uma gestão pautada pelos mais elevados valores republicanos, notadamente a ética, a transparência e o compromisso com a cidadania”, destacou.
Em entrevista coletiva à imprensa, a Desembargadora Iolanda Guimarães falou sobre as prioridades da sua gestão. “Melhorar a prestação jurisdicional e com isso quem ganha é a sociedade, com julgamentos céleres, com uma justiça mais inclusiva e combatendo os preconceitos. Preconceitos esses que têm que ser enfrentados, não só dentro do tribunal, mas fora também. Priorizar o investimento em tecnologia, com o aprimoramento da inteligência artificial, que hoje já é uma realidade”, enfatizou.
Natural de Aracaju (SE), Iolanda Guimarães bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em 1985. Tomou posse como Juíza do TJSE em 26 de dezembro de 1989 e chegou ao 2º Grau em junho de 2014, pelo critério de merecimento. Foi Vice-Presidente e Corregedora do TRE no biênio 2020-2022; Ouvidora-Geral do TJSE no biênio 2015-2017; Corregedora-Geral na gestão de 2017-2019; e ocupava o cargo de Diretora da Escola Judicial de Sergipe (Ejuse) desde maio de 2022.
Com informações do TJSE
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Canal do WhatsApp: MPSE
Fotos: Alisson Mota