Desenvolver o hábito da leitura na infância é muito benéfico a saúde das crianças, uma vez que ajuda na evolução da linguagem, memória, raciocínio, criatividade e imaginação dos pequenos. Pensando nisso, o Ministério Público de Sergipe, através da 1ª Promotoria de Justiça da Curadoria da Infância e da Adolescência de Aracaju, deu início às atividades do Projeto “Leitura Faz Bem – Vamos formar pequenos leitores”, na Casa de Acolhimento ‘Abrigo Sorriso’.
A ação consiste em práticas mensais, durante todo o ano de 2025, de contação de história e atividades de desenho, utilizando giz de cera e papel, com as crianças acolhidas no Abrigo Sorriso.
A iniciativa tem como objetivo motivar as crianças a lerem e desenharem, usando a imaginação e a criatividade. A professora Cristiane Menezes, Membro da Academia Sergipana de Contadores de História (ASCH), é a responsável por contar as histórias e fazer a oficina de desenho. Cristiane foi escolhida para esta função por estar engajada na área educacional há mais de 25 anos.
Segundo a Promotora de Justiça Titular da 1ª Promotoria de Justiça da Curadoria da Infância e Adolescência, Mônica Hardman, a ação será de grande importância para o desenvolvimento cognitivo das crianças. “Esse projeto visa possibilitar que as crianças acolhidas possam desenvolver durante todo o ano de 2025 o gosto pela leitura, onde serão trabalhados temas apropriados para o desenvolvimento das mesmas de forma lúdica, possibilitando que usem a sua criatividade, tendo momentos alegres”, destacou.
A abertura do Projeto contou, também, com a presença da Promotora de Justiça Titular da 8ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão de Aracaju, Maria Lilian Mendes Carvalho, a qual apoiou a ação e a caracterizou como “uma oportunidade de fortalecimento dos direitos das crianças e adolescentes”.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Canal do WhatsApp: MPSE
Fotos: 1ª Promotoria de Justiça da Infância e da Adolescência de Aracaju