Membros do Ministério Público de Sergipe participaram do 7° Congresso do Ministério Público da Região Nordeste, que aconteceu em João Pessoa, na Paraíba, e reuniu cerca de 600 Promotores e Procuradores de Justiça de todo o país.
O tradicional evento jurídico busca refletir sobre novas possibilidades institucionais e, nesta edição, abordou o progresso do MP brasileiro ao se debruçar sobre os desafios atuais do país: uso de novas tecnologias, combate à criminalidade e desenvolvimento regional sustentável.
O Congresso é realizado pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), em parceria com a Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), com o apoio institucional do Ministério Público da Paraíba (MPPB), além de outros órgãos públicos.
O evento contou com dez painéis: três deles foram apresentados por membros do MPSE, que discutiram temas necessários para o aprimoramento da atuação ministerial na região Nordeste. O Procurador-Geral de Justiça, Nilzir Soares Vieira Junior, contribuiu com o debate ao coordenar o painel “Probidade Administrativa: Presente e Futuro”.
O Presidente da Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP), o Promotor de Justiça Luis Fausto Dias de Valois Santos, e o Promotor de Justiça Henrique Ribeiro Cardoso também foram painelistas com as temáticas “A Tutela Efetiva dos Direitos das Vítimas” e “Inovações, inteligências e Ministério Público”, respectivamente. Além deles, diversos membros do MP sergipano marcaram presença no Congresso.
Outros temas abordados durante o encontro foram: “Sustentabilidade dos Direitos Contemporâneos”, “Ministério Público e Desafios Climáticos”, “As Novas Tecnologias na Atuação do MP” e “Criminalidade Organizada”.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter/X: mpsergipe
Canal do WhatsApp: MPSE
Fotos: