O Ministério Público de Sergipe, em reuniões do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ), recebeu apresentações de relevante valor histórico e cultural. Em uma das oportunidades, o piloto de linha aérea André Cabral, que é um dos fundadores do Grupo Sergipano de Estudos sobre a Força Expedicionária Brasileira (Grusef), expôs sua pesquisa a respeito da participação de combatentes sergipanos na Segunda Guerra Mundial. Outra apresentação foi feita pelo médico oncologista William Soares, autor da obra “Semmelweis – A saga de um Heroi”, sobre a vida e obra do médico húngaro Ignaz Semmelweis, pioneiro dos procedimentos antissépticos em hospitais.
Na apresentação sobre a participação de combatentes sergipanos na Segunda Guerra Mundial, o pesquisador André Cabral ressaltou a importância dos conterrâneos, principalmente em solo italiano, combatendo o nazi-fascismo. Também foi abordado o ataque do submarino alemão U-507 aos navios mercantes brasileiros Baependy, Araraquara e Aníbal Benévolo, que naufragaram na costa sergipana em 1942. O evento, que vitimou 551 pessoas, foi decisivo para a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial e batizou a Praia dos Náufragos em Aracaju.
A exposição também enfatizou a história do Tenente Aurélio Vieira Sampaio, aracajuano e piloto da Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial, cuja missão era interromper as linhas de suprimentos do exército alemão. Após atacar um trem que abasteceria o exército alemão, ele foi abatido por uma artilharia antiaérea. Anualmente, o esforço do piloto sergipano é lembrado na Itália, numa cerimônia envolvendo autoridades civis, militares e escolas locais.
Já o médico oncologista William Soares discorreu sobre a vida e a obra do médico húngaro Ignaz Philipp Semmelweis, pioneiro dos procedimentos antissépticos. Sua maior contribuição foi constatar que a incidência de infecção pós-parto poderia ser reduzida drasticamente pela desinfecção das mãos em clínicas obstétricas, resultando na diminuição nos índices de mortalidade puerperal e neonatal.
Para o Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, apresentações como essas são importantes ao contribuir com o arcabouço cultural e histórico do Colégio de Procuradores de Justiça. “É imprescindível receber contribuições como essas no Colégio de Procuradores de Justiça, porque enriquecem o repertório dos membros, apoiando futuras decisões e iniciativas que podem ser encabeçadas pelo órgão. Parabenizo e agradeço ao Dr. William Soares e ao Dr. André Cabral pelas brilhantes exposições”, destacou o PGJ.
Com informações do Memorial de Sergipe, Academia Sergipana de Medicina e ASMP
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter/X: mpsergipe
Quer fazer uma denúncia? Fale com a Ouvidoria do MPSE – Ligue 127