O Ministério Público de Sergipe, por meio da Coordenadoria Permanente de Autocomposição e Paz (Coapaz), concluiu a formação da terceira turma do “Curso de Capacitação de Facilitadores de Círculos Restaurativos e de Construção de Paz para situações menos e mais complexas”, fruto do Projeto “Semeando a Cultura de Paz: Capacitar para Florescer”. Ao todo, 50 servidores públicos das redes de apoio da educação, saúde, assistência social, Conselho Tutelar, bem como Secretaria de Estado da Justiça, Polícia Civil e outras instituições do sistema de justiça, como a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe e a Defensoria Pública do Estado de Sergipe, participaram da capacitação.
Com a conclusão dessa turma, já são 138 pessoas capacitadas. O projeto é uma iniciativa da Coapaz e da 8° Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese) e a Universidade Federal de Sergipe e tem a finalidade de disseminar a cultura de paz.
A formação de mais uma turma contou com a participação do Coordenador em Exercício da Coapaz, o Procurador de Justiça Carlos Augusto Alcantara Machado, que destacou a importância da capacitação.
“É motivo de muita alegria poder estar na conclusão dessa turma com profissionais de diversas instituições. Ressalto que aqui, neste espaço, já passaram 138 pessoas, neste formato de capacitação muito interessante, porque não fica sendo uma formação exclusiva interna do Ministério Público. O Ministério Público é uma instituição de transformação social, e nesta condição ele tem que dar o seu contributo para a transformação, saindo daquela visão clássica da cultura de adversidade judicial. A prática da consensualidade, a cultura da paz, a cultura do diálogo, são culturas que precisamos implementar na sociedade, apesar das lacunais dificuldades e resistências, principalmente do sistema de justiça, formado há séculos dentro de uma cultura de disputa, uma cultura onde se instala um diálogo de discussão ‘contra’ e não discussão ‘com’”, avaliou.
A equipe da capacitação é formada pela Professora da UFS, Daniela Costa, atuando como Coordenadora e Instrutora de Círculos Restaurativos e de Construção de Paz; a Docente-monitora Fabianne Prado e os Docentes-monitores, os Instrutores da Coapaz Ana Celia, Cayo Castilhano, Jacqueline Almeida e Juliana Vasconcelos.
Durante o curso, com carga horária de 70 horas, os participantes desenvolveram planos de intervenção para aplicarem em sua área de atuação. Essa ação possibilita uma ferramenta dialógica à disposição dos servidores para tratarem os conflitos e preveni-los, contribuindo para evitar o seu surgimento ou sua escalada, além de disseminar a cultura de paz na comunidade.
Os projetos de intervenção serão monitorados pelos instrutores da Coapaz por dois anos, através de reuniões e envio de relatórios, sob a supervisão da Professora Daniela Costa.
Em breve será agendada uma cerimônia de conclusão do curso para entrega dos certificados, bem como serão realizadas reuniões com a equipe de instrutores da Coapaz para alinhar todas as questões relativas ao monitoramento.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Fotos: Alisson Mota