Durante as atividades do “Mês da Segurança Institucional”, o Ministério Público de Sergipe, por meio do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), promoveu uma série de treinamentos e cursos para os membros, servidores e agentes de segurança da instituição. Dentre as ações estão: Curso de Contrainteligência no Cotidiano do MP, Treinamento da Brigada de Prevenção e Combate de Incêndios do MPSE, Habilidades Iniciais Pistola .40, Treinamento de Segurança de Autoridades, Pilotagem de Motocicletas, Gerenciamento de Crises Com Pessoas em Aparente Distúrbio Psíquico e Curso de Direção Defensiva e Evasiva.
Na abertura das capacitações, o Promotor de Justiça do Ministério Público do Mato Grosso, Mauro Zaque, palestrou sobre a importância das medidas de contrainteligência na prevenção de incidentes de segurança.
Parte das capacitações teve o objetivo de aperfeiçoar a atuação dos profissionais que prestam serviços de segurança nas Unidades Ministeriais em diferentes áreas, como o Treinamento da Brigada de Prevenção e Combate de Incêndios, no qual foram abordados os principais pontos referentes à teoria e prática de combate a incêndio e primeiros socorros, e o Treinamento de Segurança de Autoridades, onde os integrantes puderam melhorar suas técnicas para missões envolvendo a proteção aproximada dos membros e servidores do MPSE.
O curso de Pilotagem de Motocicletas teve o objetivo de preparar os profissionais para conduzirem o veículo com segurança durante as operações e missões institucionais que demandam o uso de tal veículo, minimizando riscos de incidentes no exercício das atividades funcionais. A capacitação contou com a instrução de Policiais Militares do Batalhão de Policiamento de Trânsito e do Regimento de Cavalaria Mecanizada de Motopatrulhamento da Polícia Militar do Estado de Sergipe (BPTran)/Getam). Já na qualificação de manuseio de Pistola .40, os participantes receberam instruções do Corpo Docente da Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol) a fim de desenvolver habilidades necessárias para o uso efetivo de armas de fogo para defesa pessoal.
Outra importante atividade promovida pelo MP de Sergipe foi o Curso de Gerenciamento de Crises com pessoas em aparente distúrbio psíquico. Durante esta qualificação, os agentes do GSI puderam aprender como identificar o grau de risco que uma crise envolvendo um paciente psiquiátrico representa para este e para terceiros, a fim de que possam aplicar os recursos necessários à antecipação, prevenção e resolução do incidente.
Para finalizar a programação, o GSI realizou o Curso de Direção Defensiva e Evasiva, que teve como objetivo disponibilizar técnicas avançadas de direção e frenagem, bem como o conhecimento prático de manobras defensivas, ofensivas e evasivas, visando a adoção de medidas de segurança preventiva ou reativa, com foco em reduzir os riscos durante os deslocamentos.
O Diretor do GSI, o Promotor de Justiça Flaviano Almeida, avaliou os resultados das atividades. “O tema da segurança institucional ocupou, mais uma vez, a pauta do mês de Agosto, contribuindo para capacitação e sensibilização de todos nós que fazemos o MPSE, contribuindo para que tenhamos um ambiente cada vez mais seguro e tranquilo”, concluiu.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter: mpsergipe
Fotos: Alisson Mota e GSI