O Ministério Público de Sergipe, por meio da Coordenadoria de Permanente de Autocomposição e Paz (Coapaz), participou da “Roda de Conversa Justiça Restaurativa e a Resolução Consensual de Conflitos”, promovida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec) e os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE).
O evento deu início as atividades da 14ª Semana Nacional de Execução Trabalhista de 2024, uma iniciativa que tem o intuito de realizar conciliações e negociações, nos procedimentos preparatórios e judicias trabalhistas, promovendo a inclusão e conhecimento dos métodos autocompositivos. A Roda de Conversa foi marcada por troca de conhecimentos e buscou incentivar a realização de conciliações, esclarecendo dúvidas sobre o tema.
Durante o encontro, a Coordenadora da Coapaz e Procuradora de Justiça do MPSE, Conceição Figueiredo, destacou as ações promovidas pela Coordenadoria enquanto precursora da Cultura de Paz no MP de Sergipe e ainda parabenizou a atuação do Cejusc na promoção do evento e da aplicação do modelo consensual protagonizado pelas partes.
Ao fim da reunião, foi incentivado pelo Desembargador Thenisson Doria e a Coordenadora da Coapaz do MP sergipano, a realização de parcerias que impulsionam as práticas de resolução consensual de conflitos. “Nós trabalhamos com a mediação restaurativa, então poderíamos fazer uma parceria com o TRT para realização de curso nesta área e também a atuação em situações mais densas que forem encaminhadas ao MPSE”, destacou a Procuradora de Justiça.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter: mpsergipe
Fotos: TRT/SE