O Ministério Público de Sergipe, por meio da Promotoria de Justiça Especial Cível e Criminal de Estância, participou do evento “Combate e enfrentamento à violência contra a mulher: responsabilidade de todos”, promovido pela Diretoria Regional de Educação de Estância (DRE 1) e pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher de Estância, por meio do Programa de Acolhimento Psicossocial nas Escolas Estaduais de Sergipe (Acolher), em Estância. A ação foi destinada a gestores, coordenadores, professores e alunos monitores da educação estadual de 11 municípios sergipanos e faz parte do Agosto Lilás, o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
Na ocasião, a Promotora de Justiça Cecília Nogueira Guimarães Barreto destacou a importância da base educacional no enfrentamento da violência, em especial a de gênero, como uma ferramenta de transformação social. Além disso, ressaltou a necessidade de cuidar daqueles que dão suporte às vítimas, principalmente quem compartilha e constrói o conhecimento como os profissionais da educação.
O evento contou com palestra da Pedagoga Lupinha Batista, especializada nos direitos da mulher. A discussão incentivou a inserção de projetos e ações que tratem sobre o tema, como trabalhar de forma multidisciplinar a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340), nas escolas. A iniciativa tem o objetivo de mudar a concepção da violência na base do conhecimento.
“É importante existirem campanhas, abordagens intersetoriais no currículo e sensibilidade com o próximo a fim de prevenir e reprimir a violência doméstica”, concluiu a Promotora de Justiça Cecília Barreto.
Com informações e fotos da Promotoria de Justiça Especial Cível e Criminal de Estância
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter/X: mpsergipe