O Projeto “Saúde em Cores”, lançado pelo Ministério Público de Sergipe, por meio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Saúde, promoveu neste mês a campanha “Agosto Laranja” para alertar a população sobre a importância do diagnóstico da esclerose múltipla.
O objetivo do “Saúde em Cores” é conscientizar a população sergipana acerca dos cuidados com a saúde e a prevenção de doenças. Para promover uma reflexão sobre diversos temas ao longo do ano, cada mês traz uma cor relativa a uma doença que precisa ser mais discutida e ter mais atenção na prevenção.
>Agosto Laranja
A esclerose múltipla é uma doença neurológica, autoimune e degenerativa. Ela é provocada por mecanismos inflamatórios e degenerativos que comprometem a bainha de mielina – uma capa de tecido adiposo que protege as células nervosas do sistema nervoso central. Segundo a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (Abem), a doença afeta pelo menos 40 mil brasileiros.
A esclerose múltipla acomete em sua maioria jovens adultos de 20 a 40 anos e, principalmente, mulheres. Os sintomas mais comuns são fadiga, problemas de visão (diplopia, neurite óptica, embaçamento), problemas motores (perda de força ou função; perda de equilíbrio) e alterações sensoriais (formigamentos, sensação de queimação).
Com o objetivo de desmistificar essa condição crônica que afeta milhares de pessoas e também, disseminar informações acerca dos sintomas para que seja feito um diagnóstico precoce, a organização não governamental Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) criou, em 2014, a campanha “Agosto Laranja”. Desde então, o mês de agosto é dedicado à conscientização da sociedade sobre a doença autoimune que acomete em torno de 2,8 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A ressonância magnética de crânio e coluna (medula espinhal) é a principal ferramenta para o diagnóstico de esclerose múltipla e mesmo que não haja cura, o tratamento é realizado a partir de medicamentos para reduzir a frequência e a severidade das crises, uma dieta equilibrada e exercícios regulares a fim de gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.
>Projeto Saúde em Cores
Um dos produtos que o projeto prevê é a produção de vídeos curtos que são divulgados nos canais de Comunicação do MPSE, com a participação de profissionais das áreas em destaque e informações importantes sobre prevenção e cuidado.
O novo vídeo do “Saúde em Cores” conta com a participação da Médica Neurologista Dra. Lis Campos Ferreira. “Na presença de algum sintoma neurológico que dure mais do que 24 horas, procure um médico especialista, um neurologista, para ser avaliado”, alertou a profissional de saúde.
Com informações do Hospital Israelita Albert Einstein, Agência Brasil, Agosto Laranja e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter: mpsergipe
Card: Divisão de Design e Mídia/MPSE