Profissionalizar adolescentes e jovens através do contrato de aprendizagem é o melhor caminho para garantir futuras inserções qualificadas no mercado de trabalho. Esse foi o foco do II Ciclo de Palestras que aconteceu no início de agosto, na sede do Ministério Público de Sergipe (MPSE). A primeira edição do evento aconteceu em junho, na sede do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/SE). Os encontros foram promovidos em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seetem) e o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).
Na ocasião, além de assistirem às palestras com temas relacionados ao cotidiano do aprendiz, os adolescentes e jovens que participam de programas de aprendizagem na capital e no interior do Estado tiveram a oportunidade de dialogar com autoridades da rede de proteção e compartilhar anseios.
A Técnica de Referência do Projeto Oportunidade Aprendiz, a servidora do MPSE, Karla Lima, foi a primeira palestrante e destacou a relação entre comportamento e mercado de trabalho. Ela orientou os aprendizes de como manter boas práticas no ambiente de aprendizagem. O empresário Bruno Oliveira, empreendedor desde os 17 anos, foi o segundo palestrante e falou sobre o futuro das profissões, estimulando os jovens a olharem para as novas oportunidades de mercado.
A Advogada e Coordenadora-Geral das Comissões da OAB/SE, Rose Moraes, encerrou a manhã de palestras abordando caminhos para a construção de um ambiente de trabalho saudável e seguro. Na oportunidade, convidou os adolescentes e jovens aprendizes a refletirem sobre suas condutas e a ficarem atentos aos direitos e deveres como profissionais.
A jovem Maísa Santana, ex-integrante do ‘Oportunidade Aprendiz’ e atual estagiária da Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP), compartilhou um pouco da sua experiência no Projeto. Por meio dele, ela pôde desenvolver de forma prática, habilidades que certamente contribuirão para seu futuro pessoal e profissional.
De acordo com o Procurador do Trabalho Raymundo Ribeiro, o objetivo do encontro é dar protagonismo aos adolescentes e jovens. “A ideia desses ciclos de aprendizagem é trazer os aprendizes para conhecerem a realidade da Administração Pública, terem contato com as entidades formadoras de aprendizes e ouvirem de membros da iniciativa privada como é ser um profissional. O objetivo central é trazê-los como atores principais dos programas de aprendizagem”, afirmou.
“Fiz questão de estar presente, porque isso mostra como acreditamos em cada um de vocês, que dedicaram tempo para vir aqui participar das palestras. Nós acreditamos em vocês, então acreditem em si mesmos”, destacou o Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto.
Também participaram do evento, a Diretora do Centro de Apoio Operacional (CAOp) da Infância e Adolescência, a Promotora de Justiça Talita Cunegundes; a Promotora de Justiça Lilian Carvalho (8ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão de Aracaju/Infância e Adolescência); a Coordenadora da Divisão de Equipe Interdisciplinar do MPSE, Ana Luiza Sobral; o Secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles; e a Diretora da Biblioteca Epiphanio Dória, Juciene Maria Santos de Jesus.
Outras edições do Ciclo de Palestras deverão ser realizadas nos próximos meses, ampliando o contato e vivência com outras instituições para os adolescentes e jovens em Sergipe.
Com informações do MPT/SE e da ASMP
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter/X: mpsergipe
Quer fazer uma denúncia? Fale com a Ouvidoria do MPSE – Ligue 127
Fotos: Alisson Mota (MPSE)