O Ministério Público de Sergipe, por meio da Coordenadoria Permanente de Autocomposição e Paz (Coapaz), deu início a mais um “Curso de Capacitação de Facilitadores de Círculos Restaurativos e de Construção de Paz”, pertencente ao Projeto “Semeando a Cultura de Paz: Capacitar para Florescer”. A capacitação é uma iniciativa da Coapaz e da 8ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão, especializada na Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, e conta com a parceria do Ministério Público do Trabalho de Sergipe (MPT/SE) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS), através da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese).
O Projeto, que já formou 93 facilitadores, está em sua terceira turma. A abertura das novas atividades contou com a presença da Coordenadora da Coapaz, a Procuradora de Justiça Maria Conceição de Figueiredo Rolemberg; da Promotora de Justiça da Infância e Adolescência de Aracaju, Maria Lilian Mendes Carvalho; do Procurador do Ministério Público do Trabalho de Sergipe, Emerson Albuquerque Resende; e da Instrutora e Coordenadora Pedagógica do curso, a Professora Doutora Daniela Carvalho Almeida Costa, da Universidade Federal de Sergipe.
O curso é ministrado pela Professora Daniela Costa, com o apoio da Monitora Docente Fabianne Prado, e pelos Docentes-Instrutores da Coapaz, Ana Célia Barbosa, Cayo Castilhano, Jaqueline Almeida e Juliana Vasconcelos.
Antes de iniciar a capacitação, a Coapaz promoveu reuniões virtuais. Durante os encontros, os futuros integrantes puderam tirar dúvidas sobre a metodologia da formação e se comprometeram em aplicar os Círculos de Paz nas suas atividades laborais, com o objetivo de difundir e fortalecer a cultura de paz.
A nova turma de facilitadores é formada por 50 participantes, sendo servidores públicos estaduais e municipais das redes de apoio que integram instituições como o Conselho Tutelar; a Defensoria Pública Estadual; a Polícia Civil; a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Sergipe; a Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc); a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc); as Secretarias Municipais de Educação (Semed) de Aracaju, Itabaianinha, Santa Luzia do Itanhi e Nossa Senhora do Socorro; as Secretaria de Assistência Social de Cristinápolis, Lagarto e Itabaiana e do Centro de Referência no Atendimento Infanto-Juvenil de Sergipe (Crai-SE).
Após a conclusão do curso, a Coapaz fará o monitoramento das atividades realizadas pelos facilitadores por dois anos, junto às instituições e órgãos aos quais são vinculados. Estes enviarão relatórios semestrais à Coordenadoria noticiando o número de práticas realizadas, de participantes atendidos e pesquisa de satisfação. Ao final desse período, será produzido um relatório final e encaminhado para todas as organizações parceiras do Projeto.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter/X: mpsergipe
Quer fazer uma denúncia? Fale com a Ouvidoria do MPSE – Ligue 127
Fotos: Coapaz