O Ministério Público de Sergipe concluiu, nesta semana, a implementação do novo sistema virtual de procedimentos extrajudiciais – o MPExtra. A plataforma é resultado de investimento tecnológico e longo planejamento da instituição, com o objetivo de modernizar a gestão dos procedimentos eletrônicos, ampliar as funcionalidades e fortalecer a segurança dos dados e informações contidas nos processos.
O novo sistema foi desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) do MPSE, com apoio da Corregedoria-Geral. A tecnologia substitui o antigo sistema de Procedimento Extrajudicial – Proej, apresentando uma interface intuitiva, moderna e com maior eficiência operacional.
O Coordenador da Divisão de Projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação, Ítalo Pereira Teles, responsável pelo desenvolvimento da plataforma, destacou a capacidade do novo sistema. “O MPExtra foi desenvolvido utilizando tecnologias de ponta, proporcionando um ambiente totalmente eletrônico para a gestão de procedimentos extrajudiciais. Esta transição visa não apenas a modernização do nosso sistema, mas também a ampliação das funcionalidades disponíveis, otimizando a experiência dos usuários e garantindo maior agilidade nos processos”, frisou.
O Secretário-Geral do MP de Sergipe, Nilzir Soares Vieira Junior, também celebrou a implementação do MPExtra. “A modernização do nosso sistema era uma demanda recorrente dos membros e servidores do Ministério Público e uma exigência do próprio avanço tecnológico. Foi feito um planejamento criterioso, avaliação de impactos e uma transição gradual até a implementação do MPExtra. Estamos confiantes de que esse novo sistema representará um marco na melhoria dos nossos processos, proporcionando benefícios significativos para todos os envolvidos”, enalteceu.
O Coordenador da Comissão de Desenvolvimento do Projeto MPExtra, o Procurador de Justiça Eduardo d’Avila, destacou a eficiência da equipe de TI do MP sergipano no desenvolvimento da plataforma e vislumbra uma rápida adaptação ao novo sistema. “Nós estamos vivenciando um momento importante para o MPSE, com a conclusão e implantação desse Sistema, que vem sendo trabalhado há algum tempo, desde quando estive à frente da Corregedoria-Geral do MPSE. Um sistema sonhado por muito tempo e agora plenamente concretizado através da equipe de TI, com a participação de membros e servidores, todos pratas da casa. A expectativa é que todos possam se adaptar rapidamente às novas funcionalidades e tirar o máximo proveito do sistema”, projetou o Procurador de Justiça Eduardo d’Avila.
> Etapas
A implementação do MPExtra foi realizada por etapas, com Promotorias de Justiça sendo inseridas no projeto-piloto da plataforma. Em junho de 2023, as 2ª Promotoria de Justiça Distrital de Nossa Senhora do Socorro e 2ª Promotoria de Justiça de Itaporanga d’Ajuda foram as primeiras que receberam a tecnologia, logo avançando para toda comarca dos dois municípios em agosto do mesmo ano. Em abril de 2024, o MPExtra foi implementado na Região Metropolitana de Aracaju, e alcançou todo o estado no mês de junho.
O Promotor de Justiça Sandro Luiz da Costa, titular da 2ª Promotoria de Justiça Distrital de Nossa Senhora do Socorro, que esteve envolvido no projeto-piloto, enfatizou os diferenciais do sistema e celebrou sua conclusão. “O MPExtra é uma iniciativa louvável e pioneira do MPSE, porque visa registrar e sistematizar todas as atividades extrajudiciais e que foi construída pela nossa equipe de TI, muito eficiente, com a participação direta dos membros. Hoje, depois de praticamente um ano desde o projeto-piloto, posso afirmar que o novo sistema contribui não só para a organização de procedimentos extrajudiciais da Promotoria, como também aumentou a celeridade de tramitação desses procedimentos, permitindo-se uma resposta mais rápida à população”, avaliou.
> Treinamento
Como parte do planejamento de ambientação e operacionalização da plataforma, o Ministério Público de Sergipe disponibilizou seis vídeos com instruções e passo a passo do manuseio do sistema MPExtra.
– Clique aqui e confira o tutorial.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter/X: mpsergipe
Quer fazer uma denúncia? Fale com a Ouvidoria do MPSE – Ligue 127