O Projeto “Saúde em Cores”, lançado pelo Ministério Público de Sergipe, por meio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Saúde, trouxe este mês o “Junho Laranja” para conscientizar a população sobre a anemia e a leucemia, ambas doenças do sangue.
O objetivo do “Saúde em Cores” é conscientizar a população sergipana acerca dos cuidados com a saúde e a prevenção de doenças. Para promover uma reflexão sobre diversos temas ao longo do ano, cada mês traz uma cor relativa a uma doença que precisa ser mais discutida e ter mais atenção na prevenção.
> Junho Laranja
A Campanha do “Junho Laranja” foi criada com o objetivo de conscientizar e alertar a sociedade sobre o diagnóstico, a prevenção e o tratamento da anemia e da leucemia, ambas doenças relacionadas ao sangue.
O sangue é composto por três tipos de células: os glóbulos vermelhos (hemácias), os glóbulos brancos (leucócitos) e as plaquetas. Os vermelhos transportam oxigênio do organismo, os brancos atuam na defesa do corpo e as plaquetas participam do processo de coagulação.
Quando estas células entram em desequilíbrio, doenças como a anemia e a leucemia podem surgir. A anemia é a condição na qual os glóbulos vermelhos estão em um número baixo, já a leucemia é o câncer das células sanguíneas da medula óssea, em sua maioria os glóbulos brancos, e pode ser crônica ou aguda.
Pessoas com anemia podem apresentar cansaço generalizado, falta de apetite, palidez de pele e mucosas. A leucemia também pode causar esses sintomas, com adição de manchas roxas na pele e outros sangramentos anormais, geralmente relacionados à baixa das plaquetas, febre, sudorese noturna, dor óssea, aumento de gânglios linfáticos, do baço ou do fígado.
> Projeto Saúde em Cores
Um dos produtos que o projeto prevê é a produção de vídeos curtos que são divulgados nos canais de Comunicação do MPSE, com a participação de profissionais das áreas em destaque e informações importantes sobre prevenção e cuidado.
O novo vídeo do “Saúde em Cores” conta com a participação da Médica Hematologista Bruna Quaranta. “Manifestações de anemia como muito cansaço, indisposição, uma fadiga desproporcional, muita palidez, tem que buscar ajuda médica para investigar qual a causa disso. Em casos mais graves, como mudanças muito bruscas de sintomas, então uma anemia muito grave, que começou rápido, ou seja, o paciente está mudando muito rápido, o sintoma de cansaço, uma infecção com sangramento, busque o hospital”, destacou a profissional de saúde.
Com informações do Ministério da Saúde e CNN
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter/X: mpsergipe
Quer fazer uma denúncia? Fale com a Ouvidoria do MPSE – Ligue 127