Desde 2016, o Brasil sofre uma redução gradativa nas coberturas vacinais, de acordo com o Ministério da Saúde. Um dos fatores que influenciaram essa queda foi a disseminação de informações falsas sobre questões de saúde pública. Com o objetivo de debater acerca do tema e traçar medidas para solucionar a situação, o Ministério Público de Sergipe participou do seminário “Diálogo Interinstitucional para enfrentamento à desinformação na área da saúde”, que ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília.
O encontro foi promovido pelo Comitê de Enfrentamento à Desinformação do Governo Federal e pela Comissão de Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e contou com a participação de especialistas e representantes do Governo Federal, do Ministério Público e da Frente Parlamentar pela Vacina.
O Diretor do Centro de Apoio Operacional (CAOp) dos Direitos da Saúde, o Promotor de Justiça Raymundo Napoleão Ximenes Neto, participou do encontro. Entre os assuntos debatidos, a discussão sobre a disseminação das narrativas falsas na área da saúde e como as diversas esferas do governo e da sociedade podem combatê-las foi um dos temas principais.
Durante o seminário, as autoridades puderam listar medidas eficientes para combater a expansão das informações falsas, além da atuação do Ministério Público no exercício da função de controle da política de saúde do Estado. O programa Saúde com Ciência – uma iniciativa do Governo Federal criada em 2023 – recebeu destaque como exemplo de ação no combate às Fake News na área da saúde, já que é responsável por divulgar dados com base científica.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter/X: mpsergipe
Quer fazer uma denúncia? Fale com a Ouvidoria do MPSE – Ligue 127
Fotos: CAOp Saúde