A inteligência, o carisma, o dom pacificador e a capacidade de promover ações transformadoras foram algumas das virtudes mais destacadas durante a Sessão Extraordinária de encerramento da atividade funcional do Procurador de Justiça Luiz Valter Ribeiro Rosário. Com a tribuna do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) do Ministério Público de Sergipe preenchida por autoridades, amigos e familiares, Luiz Valter foi homenageado e fez uma imersão sobre a sua trajetória profissional – marcada por grandes atos institucionais, especialmente durante a passagem pela Procuradoria-Geral de Justiça.
A sessão extraordinária foi aberta pelo Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, seguida por uma saudação da Procuradora de Justiça Maria Cristina Foz Mendonça. Durante o depoimento, foram destacados os passos institucionais de Luiz Valter Ribeiro Rosário ao longo dos 42 anos de dedicação ao MP sergipano. O ingresso no cargo de Promotor de Justiça ocorreu no dia 10 de maio de 1982, e foi eleito Procurador-Geral de Justiça durante dois biênios (2002/2004 e 2004/2006), época em que fortaleceu a instituição com a nomeação de novos Promotores de Justiça – expandindo o alcance do trabalho ministerial.
Durante a Sessão, foram exibidos vídeos com depoimentos de membros do MP de Sergipe, enaltecendo a jornada profissional do Procurador de Justiça, e com familiares e amigos, exaltando o perfil extrovertido, inspirador e altruísta do membro. Na sequência, ele recebeu uma placa do PGJ Machado Neto em agradecimento à contribuição profissional.
Em depoimento, o Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, lembrou que foi Luiz Valter quem deu posse à turma de Promotores de Justiça de 2003, quando ocupava o cargo de gestor da instituição, e enalteceu a trajetória profissional do membro. “Quem nos abriu as portas da instituição, merece uma consideração especial em nosso coração, porque há uma ligação especial. Além de ser essa figura carismática, querida, um grande Procurador de Justiça, Doutor Luiz Valter revolucionou a área da atividade-fim do Ministério Público de Sergipe. Deixou frutos e sementes, como de união da classe, de modo que inspirou quem veio depois. Agora, nesse começo de uma nova fase da vida, que ele possa desfrutar da família e dos seus próximos desafios, contando sempre com as amizades desses que carregam o reconhecimento do grande trabalho que ele realizou na nossa instituição”, destacou.
Emocionado, o Procurador de Justiça homenageado exaltou seu amor pela instituição. “Meu coração diz que quer ficar, presunçoso ainda acho que tenho energia e reserva cognitiva para o exercício da função. Confesso que ao cargo não me prendem vantagens financeiras e distinção social, mas o orgulho de cumprir a missão que me foi confiada e do prazer de desfrutar do convívio com meus pares e de tantos amigos que aqui fiz – membros e servidores. A Lei e a razão dizem-me que é hora de sair para que me sobre tempo para desfrutar com a família e os amigos”, afirmou Luiz Valter.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter/X: mpsergipe
Quer fazer uma denúncia? Fale com a Ouvidoria do MPSE – Ligue 127
Fotos: Alisson Mota