Membros do Ministério Público de Sergipe marcaram presença no Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, realizado nos dias 24, 25 e 26, na sede do Ministério Público do Pará, em Belém. Promotores de justiça, profissionais do direito, ambientalistas, cientistas e representantes da sociedade civil que atuam na defesa ambiental em todo o país participaram do evento promovido pela Associação de Membros do Ministério Público do Meio Ambiente, em parceria com o MPPA.
A 22ª edição do evento promoveu debates sobre o tema “Amazônia e Mudanças Climáticas: uma atuação socioambiental estratégica e integrada”, enfatizando a necessidade de responsabilização dos infratores ambientais e a defesa do meio ambiente, além de uma atuação articulada e estratégica para enfrentar os desafios ambientais.
O MP sergipano foi representado, no evento, pelos Promotores de Justiça Carlos Henrique Siqueira Ribeiro (Assessor da Procuradoria-Geral de Justiça), Sandro Costa (Diretor do Centro de Apoio Operacional de Proteção do Rio São Francisco e Nascentes) e Aldeleine Barbosa (Diretora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente).
O Presidente da Associação de Membros do Ministério Público do Meio Ambiente (ABRAMPA), Alexandre Gaio, destacou a importância do Ministério Público na atuação ambiental. Para Gaio, embora o Ministério Público tenha avançado na agenda ambiental, o preocupante cenário socioambiental e de emergência climática exige uma atuação mais precisa e urgente. “É preciso consolidarmos um novo modelo de atuação e aperfeiçoarmos a forma de cumprimento dos mandamentos constitucionais de proteção ao meio ambiente dirigidos ao Ministério Público”.
O evento tem o apoio de diversas instituições engajadas com a temática, entre elas o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), Caixa Econômica Federal e Governo Federal, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), Instituto Pragma, Banco do Estado do Pará (Banpará), Projeto de Fortalecimento da Resposta do Sistema de Justiça Criminal Brasileiro aos Crimes Florestais (CRIMFLO), Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) e a Associação Nacional de Membros do Ministério Público (CONAMP).
Com informações e fotos do do MPPA
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter/X: mpsergipe
Quer fazer uma denúncia? Fale com a Ouvidoria do MPSE – Ligue 127