[vc_row][vc_column][vc_column_text]
Em pouco mais de dois meses de atividade, os projetos ‘Secger Itinerante’ e ‘Promotorias Mais Seguras’, do Ministério Público de Sergipe, já concluíram os ciclos de visitas nas Promotorias de Justiça de 13 municípios sergipanos. O trabalho desenvolvido tem levantado as necessidades estruturais e materiais das unidades do MP sergipano no interior, encaminhando as demandas para os setores responsáveis, com o objetivo de aprimorar as condições de trabalho e melhorar o atendimento às demandas dos cidadãos.
Os projetos já passaram pelos municípios de Itabaianinha, Arauá, Boquim, Tobias Barreto, Riachão do Dantas, Lagarto, Itaporanga d’Ajuda, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, Riachuelo e Malhador.
O Secretário-Geral do MPSE, Nilzir Soares Vieira Junior, ressaltou a prioridade dos projetos com o objetivo de fortalecer a atuação da instituição no interior sergipano. “É um trabalho de sensibilidade, ao ouvir os pleitos e as necessidades daqueles integrantes do Ministério Público que atuam mais distante da capital, e também de preocupação, sempre com o objetivo de entregar para a sociedade um desempenho a contento do que ela espera do Ministério Público. Temos acatado as sugestões, discutido e encaminhado soluções que, com certeza, vão fortalecer a ações da instituição de forma geral”, avaliou.
Entre as medidas que já estão sendo implementadas pelo MP sergipano após o início dos projetos, por exemplo, está a revisão dos procedimentos de segurança nas escoltas de réus presos para realização de audiências no interior. No âmbito do projeto Promotorias Mais Seguras, já houve reunião com a Polícia Militar de Sergipe para identificar eventuais fragilidades na logística de condução dos réus presos e realinhar os processos de segurança nessa atividade.
O Diretor do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Flaviano Almeida, vislumbra resultados significativos através dos projetos. “Tem sido de grande valia a experiência vivenciada na execução do projeto “Promotorias Mais Seguras”. A visualização pessoal das nossas unidades espalhadas pelo Estado e o contato direto com os colegas promotores e servidores, trazem um enorme arcabouço de informações para novos planejamentos e implantação de mais ferramentas de segurança. Como se não bastasse, ainda estamos presenciando a execução do excelente trabalho no âmbito do projeto Secger Itinerante”, frisou.
Entre as mais recentes visitas, no município de Riachuelo, o Promotor de Justiça Gabriel Paraizo Dantas enalteceu os projetos. “É uma oportunidade de poder contribuir com feedback em relação à atuação ministerial local, bem como receber algumas orientações em relação à segurança e em relação à própria estruturação física das Promotorias. Dessa forma a gente contribui com a missão institucional do Ministério Público de, na sua atividade finalística, o fazer a partir de um exercício que considere a segurança e a estrutura física como fatores que contribuem para o exercício da instituição como um todo. Recebo aqui o projeto com muita satisfação”, pontuou.
> Próximas visitas
O Secger Itinerante e o Promotorias Mais Seguras voltam à estrada no dia 8 de maio, para visitar as Promotorias de Justiça localizadas nos municípios de Cristinápolis, Umbaúba e Indiaroba.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter/X: mpsergipe
Fale com a Ouvidoria do MPSE – Ligue 127
Fotos: Alisson Mota[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_media_grid css=”” grid_id=”vc_gid:1714153277378-41e16c10-e9dd-7″ include=”37007,37008,37006,37004,37005,37002,37000,36999,36998″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=1FuEwu-i61c&feature=youtu.be” css=””][/vc_column][/vc_row]