A quarta edição do Ilé-Iwé terá a participação dos municípios da Barra dos Coqueiros e Laranjeiras. O planejamento para a edição de 2024 do projeto já foi iniciado e o Ministério Público de Sergipe, através da Coordenadoria da Promoção de Igualdade Étnico Racial (Copier), tem se reunido com os municípios e instituições parceiras para alinhar o calendário e as ações que serão desenvolvidas ao longo deste ano.
Durante o mês de março, o MP de Sergipe se reuniu com representantes do município de São Cristóvão (dia 11); da Secretaria de Estado da Educação (dia 18) e da Barra dos Coqueiros (dia 25). Em abril, foi realizado o encontro com o município de Nossa Senhora do Socorro (dia 1º). As próximas reuniões, com representantes dos municípios de Aracaju e Laranjeiras, estão agendadas para os dias 27 e 29 do mês de maio.
O Promotor de Justiça Julival Rebouças, Coordenador da Copier, enalteceu a importância do planejamento e destacou a adesão dos novos parceiros. “As reuniões têm sido extremamente proveitosas, uma vez que todos os integrantes do projeto estão visitando os municípios parceiros com o intuito de partilhar experiências, superar adversidades e, por fim, aumentar o número de professores(as) e coordenadores(as) inscritos. Ressalto a importância da adesão dos municípios de Barra dos Coqueiros e Laranjeiras nesta quarta edição, pela efetiva possibilidade de disseminar a cultura antirracista a um número crescente de pessoas a partir do ambiente educacional”, destacou.
Criado a partir do programa Aracaju sem Racismo, idealizado pela Prefeitura de Aracaju e o MP sergipano, o projeto Ilé-Iwé tem o objetivo de ofertar formação continuada a coordenadores pedagógicos e professores atuantes em escolas públicas municipais e estaduais de Sergipe, a fim de que seja cumprida a lei que incluiu, no currículo oficial da rede de ensino, a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” (Lei nº 10.639/03).
Além de Aracaju e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o projeto reúne os municípios de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, e agora Barra dos Coqueiros e Laranjeiras. A Universidade Federal de Sergipe, através do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro (Neabi), e o Movimento Negro Unificado também integram as ações do Ilé-Iwé.
> Prêmio Innovare
Em 2023, o projeto Ilé-Iwé conquistou o Prêmio Innovare. Foi a primeira vez que o MP sergipano venceu a maior premiação jurídica do país, concorrendo, na final, com os estados de São Paulo, Amazonas, Maranhão, Rio Grande do Sul, Pará, Sergipe, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná e Distrito Federal.
A premiação reconhece sete categorias: Tribunal, CNJ, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, e Justiça e Cidadania, e na última edição destacou, dentre todas as inscrições recebidas, a iniciativa que melhor representasse os esforços para a “Defesa da Democracia e do Estado de Direito”.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter/X: mpsergipe
Fotos: Copier