Membros do Ministério Público de Sergipe, integrantes de órgãos ambientais e dos poderes Executivo e Legislativo, organizações da sociedade civil e estudantes se reuniram no Colégio Estadual Professor José Cláudio Monteiro, localizado no Povoado Jenipapo, no município de Lagarto, para difundir o legado positivo deixado pelo Projeto “Adote um Manancial”, de recuperação de matas ciliares, idealizado, em 2006, pelo Promotor de Justiça Antônio Cesar Leite de Carvalho.
O evento, realizado durante a Semana da Água, foi uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Proteção ao Rio São Francisco e Nascentes (CAOpSFN – Recursos Hídricos), em parceria com o CAOp do Meio Ambiente, e é derivado do Projeto de Recuperação de Nascentes de Sergipe. Também apoiaram a solenidade a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Ações Climáticas (Semac), a Secretaria do Meio Ambiente do Município de Lagarto, a Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma) e a sociedade civil organizada, através da Associação Ambientalista Taboca e do Instituto de Desenvolvimento Urbanismo e Meio Ambiente do Nordeste (Induman).
“O ‘Adote um Manancial’ é um projeto de sucesso de recuperação da mata ciliar. Observamos que depois de 18 anos de sua implantação, existe uma floresta numa região onde não havia árvores”, avaliou o Diretor do CAOpSFN, o Promotor de Justiça Sandro Luiz da Costa. “É um exemplo de como o Ministério Público, em parceria com a comunidade, pode promover ações para um meio ambiente equilibrado. Por isso, estamos aqui homenageando o projeto e seu idealizador, o Dr. Antônio Carvalho”, destacou.
Além da homenagem, foi realizada também a visita a dois pontos que foram alvos de intervenção da iniciativa. “A nossa intenção, junto ao CAOp do Meio Ambiente, é replicar as ações que foram desenvolvidas aqui, pelo Ministério Público, em todo o Estado de Sergipe”, projetou a Promotora de Justiça Aldeleine Melhor Barbosa.
> Projeto “Adote um Manancial”
Criado em 2006 a partir de uma demanda da comunidade do Povoado Jenipapo, pelo então Promotor de Justiça da Curadoria do Meio Ambiente de Lagarto, Antônio Cesar Leite de Carvalho, o “Adote um Manancial” teve o objetivo central de recuperar a nascente do Riacho das Tabocas, parte da sub-bacia hidrográfica do Rio Piauitinga. “Havia uma degradação absurda na nascente, inclusive pondo em risco a captação de água para abastecimento do Povoado Jenipapo”, contou o Promotor de Justiça Antônio Carvalho.
A partir da recuperação da mata ciliar e de ações de conscientização da comunidade, o projeto foi inicialmente implantado naquele corpo hídrico. “Desenvolvemos o projeto e depois estendemos para toda a bacia do Rio Piauitinga, que é o único de água totalmente doce que faz parte da bacia do Rio Piauí”, rememorou o Promotor de Justiça.
Para tanto, a partir dessa demanda da comunidade, levada ao MPSE através do líder comunitário Professor Raimundo Paixão, foram desenvolvidas parcerias entre variados órgãos e instituições, além da realização de palestras e da participação da comunidade para plantio de mudas características da região para fortalecimento dos ecossistemas e, portanto, dos mananciais.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter/X: mpsergipe
Fotos e vídeo: Alisson Mota