O Projeto “Saúde em Cores”, lançado pelo Ministério Público de Sergipe, por meio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Saúde, trouxe este mês o “Março Verde” para alertar a sociedade sobre o cuidado e prevenção em relação à Obesidade.
O objetivo do “Saúde em Cores” é conscientizar a população sergipana acerca dos cuidados com a saúde e a prevenção de doenças. Para promover uma reflexão sobre diversos temas ao longo do ano, cada mês traz uma cor relativa a uma doença que precisa ser mais discutida e ter mais atenção na prevenção. Não é apenas setembro, outubro e novembro que são meses temáticos com cores para debater temas de saúde do corpo.
> Março Verde
A Campanha do “Março Verde” existe como alerta para a prevenção da Obesidade, que passou a constar na Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) apenas a partir de 2013. Em 2022, 9% dos jovens brasileiros com idade entre 18 e 24 anos tinham índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 30, o que configura obesidade. Já em 2023, esse percentual saltou para 17,1% – um aumento de 90%.
A obesidade é uma doença crônica, caracterizada principalmente pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Essa concentração eleva o risco de doenças como hipertensão arterial, colesterol e triglicérides, diabetes, acúmulo de gordura no fígado, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e pode estar associado ao surgimento de alguns tipos de câncer. O diagnóstico da doença é realizado por meio do Índice de Massa Corporal (IMC), que avalia a relação peso e altura de uma pessoa.
O tratamento de Obesidade consiste principalmente na mudança do estilo de vida, com uma alimentação menos calórica junto à prática de atividades físicas, sempre com acompanhamento médico. O uso de medicamentos também pode ser recomendado pelo profissional de saúde, desde controladores de apetite até redutores de gordura. Para casos mais graves, pode ser recomendada a cirurgia bariátrica, especialmente em casos de IMC acima de 35.
> Projeto Saúde em Cores
Um dos produtos que o projeto prevê é a produção de vídeos curtos que são divulgados nos canais de Comunicação do MPSE, com a participação de profissionais das áreas em destaque e informações importantes sobre prevenção e cuidado.
O novo vídeo do “Saúde em Cores” conta com a participação do Médico Marlon Batista. “A gente precisa ter uma preocupação com obesidade, que não é um problema estético. Então olhe ao seu redor, sua mãe, olhe seu pai, olhe seu amigo, veja se ele está doente e não está cuidando dessa doença”, alertou o profissional da saúde.
O mês de março chega ao fim, mas o alerta continua!
Com informações da Agência Brasil e UFPel