O Ministério Público de Sergipe, por meio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos da Infância e da Adolescência (CAOpIA), participou do 3º Simpósio para Conselheiros Tutelares – O Conselho Tutelar e a Atuação da Rede de Proteção. A Promotora de Justiça e Diretora do CAOpIA, Talita Cunegundes, explanou sobre o trabalho do MPSE na área da infância e adolescência.
O evento é uma iniciativa do Deputado Estadual Georgeo Passos e reuniu, no Auditório da Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE), mais de 150 pessoas, entre elas cerca de 117 Conselheiros Tutelares, de 37 municípios sergipanos.
A Promotora de Justiça apresentou Projetos e Campanhas do MPSE, a exemplo do “Proteger é Dever de Todos”, “Oportunidade Aprendiz” e “Salve Criança e Adolescente”. Além disso, apontou estatísticas de violências cometidas contra crianças e adolescentes, de acordo com dados disponibilizados pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim) da Polícia Civil, e de atendimentos realizados pelo Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil de Sergipe (CRAI/SE).
“Precisamos dialogar e estimular a intersetorialidade para a efetiva garantia de direitos por meio do sistema de garantias, que não é só formado pelo Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Secretaria de Segurança Pública; é formado, também, pela sociedade, Conselheiros Tutelares, Conselheiros Municipais e Estadual da Criança e do Adolescente, equipamento da saúde, educação e assistência de todo o país. Todos nós estamos incluídos nessa discussão, precisando de uma escuta humanizada, para investirmos em uma infância melhor acompanhada e protegida, para que lá na frente a sociedade seja mais igualitária, fraterna e justa”, destacou Talita Cunegundes.
Com informações da Alese
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter/X: mpsergipe
Fotos: Alese / CAOpIA (MPSE)