O Ministério Público de Sergipe, através do Centro de Apoio Operacional (CAOp) de Defesa dos Direitos Humanos, é, mais uma vez, um dos apoiadores da exposição fotográfica, promovida pelo Instituto Iluminar e pelo Projeto IncluZoom – novo nome e marca da Galera do Click –, em alusão ao 169º Aniversário de Aracaju, comemorado no dia 17, e ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 desse mês.
A mostra está no Shopping Riomar desde o dia 16 de março e seguirá até o dia 24, no segundo piso, no corredor onde está a Loja Riachuelo. Intitulada “Aracaju 169 Anos – Cores e Sabores”, a exposição retrata a riqueza culinária e gastronômica da Capital Sergipana – pratos, iguarias e bares e restaurantes icônicos que agregam cor e sabor e ajudam a construir a identidade aracajuana.
As fotos expostas, todas realizadas pelas alunas e alunos do Projeto IncluZoom, estão audiodescritas, com registro em QR Code, permitindo a utilização de recursos de tecnologias assistivas para garantir acessibilidade na comunicação e no consumo das informações.
Na quinta, 21 de março, a partir das 17 horas, todos os fotógrafos expositores estarão no local fotografando os visitantes da Exposição.
“É uma honra podermos nos somar, mais uma vez, como instituição a serviço da sociedade, a uma iniciativa que valoriza as habilidades das pessoas com Síndrome de Down. Seremos tanto mais felizes, quanto mais inclusivos conseguirmos nos tornar”, ressaltou o Diretor do CAOp dos Direitos Humanos, o Promotor de Justiça Luís Cláudio Almeida Santos.
> Conheça o IncluZoom
O IncluZoom é um projeto que une fotografia, superação e muito alto-astral.
Sem fins lucrativos, nasceu como uma extensão da Galera do Click, de São Paulo, iniciativa pioneira no país.
Hoje, com cinco anos de existência e atuação na capital sergipana, inova com práticas pedagógicas voltadas à realidade de Aracaju e de Sergipe, ganha vida própria e nova identidade, mantendo na sua essência o compromisso de promover o convívio produtivo de pessoas com deficiência, desfocando o preconceito e dando zoom no talento e no potencial de cada uma dessas pessoas.
Promovido pelo Instituto Lucas e Mariana Aribé de Acessibilidade para a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência – Iluminar, o IncluZoom tem a missão de fazer da fotografia um instrumento de inclusão social de pessoas com deficiência, por meio da aprendizagem e inserção no mercado de trabalho.
Com o slogan ‘Diversidade Humana em Primeiro Plano’, o projeto estimula a autonomia e o desenvolvimento de habilidades das alunas e alunos, em oficinas lúdicas e criativas de fotografia, visando à profissionalização desse público.
Com 22 aprendizes na faixa etária de 19 a 52 anos, o IncluZoom realiza suas aulas presenciais nas manhãs de sábado, na escola de idiomas Yázigi. Também são realizadas sessões externas e em estúdios fotográficos. Nesses cinco anos de estrada, o IncluZoom já realizou diversas mostras e exposições e fez a cobertura fotográfica de muitos eventos promovidos por organizações parceiras com foco na inclusão e cidadania.
Com informações e imagens do Projeto IncluZoom
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter/X: mpsergipe