Os novos Promotores de Justiça do Ministério Público de Sergipe (MPSE) participaram da Vivência de Círculo de Construção de Paz, promovida pela Coordenadoria Permanente de Autocomposição e Paz (Coapaz), com o objetivo de dialogar, fortalecer o vínculo entre os novos membros e apresentar a metodologia desenvolvida pela Coapaz na solução de conflitos, sendo a atividade inserida dentro do curso de vitaliciamento. A iniciativa atendeu a um pedido dos próprios membros, com aval da Corregedoria-Geral, e contou com o apoio da Escola Superior do MP de Sergipe.
Além dos novos Promotores de Justiça, a iniciativa contou com as presenças da Coordenadora da Coapaz, a Procuradora de Justiça Maria Conceição de Figueiredo Rolemberg, e o Corregedor-Geral do MPSE, Jorge Murilo Seixas de Santana. Os Facilitadores de Círculos Restaurativos e de Construção de Paz Ana Célia Barbosa Matias e Cayo Rubens Castilhano Santos foram os responsáveis pela condução do encontro e apresentação da metodologia aos novos integrantes do Ministério Público.
Em um primeiro momento, a Vivência do Círculo de Construção de Paz foi dedicada ao acolhimento dos Promotores de Justiça. “Nosso primeiro objetivo era promover essa integração e acolhimento deles enquanto grupo, que é uma parte essencial do nosso trabalho. Em seguida, através dos Facilitadores, apresentamos a metodologia para que eles tenham a melhor compreensão de quais casos se encaixam dentro desses critérios de solução pacífica de conflitos e de uma cultura de paz”, destacou a Coordenadora da Coapaz, Maria Conceição de Figueiredo Rolemberg.
> Coapaz
A Coapaz foi criada em 2017 por meio de uma Portaria e inserida como órgão auxiliar do MPSE em 2019, através da Lei Complementar nº 02/90, se tornando o primeiro órgão de autocomposição do Ministério Público Brasileiro com tal reconhecimento. Ao longo desse período, a Coordenadoria já promoveu inúmeras capacitações, abrangendo membros, servidores e outros interessados, além de formar parcerias com o objetivo de fomentar uma Justiça qualificada, que não discrimina nem rejeita a Justiça tradicional, mas que seja mais humanizada.
> Os novos membros
Os novos Promotores de Justiça do MPSE são Lívia Barreto Canoves, Rodrigo Curvelo da Silva, Isabel Christina Prazeres Rodrigues, Maurício Schibuola de Carvalho, Glademir Gonçalves de França Filho, Lucas Ramos Carvalho, Gabriel Artime Suzart de Freitas, Gabriel Paraizo Dantas Braz e Victor Figueiredo Sotero. Eles foram aprovados no XXI Concurso Público para o provimento de vagas e formação de cadastro de reserva, cuja realização foi feita em seis etapas, assegurando alto nível técnico e a implementação da política de cotas raciais.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter/X: mpsergipe
Fotos: Alisson Mota e Coapaz