A Coordenadoria Permanente de Autocomposição e Paz (Coapaz) do Ministério Público de Sergipe (MPSE) promoveu mais uma edição do “Café com a Coapaz”. O primeiro encontro do ano e o 4º do projeto reuniu os Promotores de Justiça Mônica Maria Hardman Dantas Bernardes (Promotoria de Justiça Distrital de Aracaju), Ricardo Sobral Sousa (Promotoria de Justiça de Simão Dias), Orlando Rochadel Moreira (CAOp e Promotoria de Justiça da Educação/Aracaju), Arnaldo Figueiredo Sobral (Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos/Aracaju) e Julival Pires Rebouças Neto (Promotoria de Justiça Especial de N. Sra. do Socorro).
Lançado em setembro de 2023, o café tem o intuito de divulgar as atividades que são desenvolvidas pela Coapaz e, sobretudo, levar ao conhecimento dos membros a possibilidade de utilização das ferramentas desenvolvidas pela Coordenadoria.
Para promover integração acadêmica, esta edição também contou com a participação da Professora Doutora Míriam Coutinho, que leciona no Curso de Direito e no Mestrado em Direito da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Direito, Arte e Literatura” (CNPq/UFS), Míriam Coutinho proporcionou reflexões com os participantes acerca do conteúdo restaurativo.
A Coordenadora da Coapaz, a Procuradora de Justiça Maria Conceição de Figueiredo Rolemberg, apresentou a equipe e ressaltou a importância do trabalho de autocomposição e da Justiça Restaurativa (JR). “A nossa missão, enquanto Ministério Público, é renovar o compromisso em servir a sociedade. Na JR é buscar caminhos na resolução de conflitos com promoção de pacificação, em especial nas relações humanas, sem com isso deixar o viés de responsabilização”, destacou.
“O nosso papel é atuar no conflito de forma a criar a possibilidade de convivência na vida das pessoas e restaurar as relações humanas, muitas das vezes desgastadas, quando não rompidas, dentro da metodologia e meios definidos pela Resolução nº 118/14 do CNMP e outros diplomas normativos. Esses encontros são uma forma de acolher e de forma efetiva apresentar as propostas da Coapaz aos membros, para que elas sejam, cada dia mais, disseminadas na atuação ministerial”, completou Conceição Figueiredo.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter/X: mpsergipe
Fotos: Coapaz