Empatia, comprometimento social e cuidado! O projeto Natal Solidário, realizado pelo Ministério Público de Sergipe, mais uma vez engajou dezenas de membros, servidores da instituição, voluntários e parceiros para promover um dia de diversão e distribuição de presentes para cerca de 300 crianças e adolescentes acolhidos no Estado. O evento ocorreu no Iate Clube de Aracaju.
O Projeto Natal Solidário, promovido pelo MPSE por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Adolescência (CAOpIA), tem como objetivo levar solidariedade e o espírito natalino a crianças e adolescentes que estão afastados temporariamente do seu núcleo familiar e/ou comunitários e se encontram em situação de abandono, ameaça ou violação de direitos. Além disso, a iniciativa atende aos artigos 1° e 227 da Constituição Federal (CF) e os artigos 4º e 16 “IV” do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para garantir o direito ao convívio social e ao lazer para crianças e adolescentes acolhidos por unidades, promovendo um momento lúdico e de celebração.
Todos os anos, a equipe do CAOpIA distribui listas com sugestões de presentes que são feitas pelos próprios acolhidos e as doações são realizadas com muito carinho por todos os colaboradores. Os pedidos variam entre brinquedos, material escolar, roupas e calçados.
A festa, nesta edição, contou com apresentações teatrais, animadores, brinquedos infláveis, videogames, oficinas de pintura e arte, entre outras atividades lúdicas. Não faltaram lanches como algodão-doce, pipocas, repertório musical para o público e, claro, a visita do Papai Noel com a distribuição dos presentes.
O Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, prestigiou o evento e reiterou o empenho do MP de Sergipe em proporcionar o dia de lazer para as crianças. “É muito satisfatório saber que estamos contribuindo para proporcionar uma tarde de alegria, de diversão para essas crianças tão bonitas, cheias de vida. Quero parabenizar esse trabalho do CAOpIA, assim como da Associação Sergipana do Ministério Público e da Associação dos Servidores Auxiliares da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Sergipe (ASAPGJS) e demais parceiros que se somam ao projeto. O MP não se furtará de sempre dar apoio não só na fiscalização da garantia dos direitos, mas também a projetos sociais como o Natal Solidário”, afirmou.
A Diretora do CAOp da Infância e Adolescência, Talita Cunegundes, celebrou mais uma realização do projeto e refletiu sobre o propósito da ação. “Esse grande dia é todo pensado para que as meninas e os meninos acolhidos vivenciem um dia feliz e ressignifiquem sentimentos natalinos. Essa importante celebração somente é possível de ser realizada porque todos os parceiros vêm se sensibilizando com a causa ao longo dos anos e praticam sua solidariedade da forma que é possível, o que significa muito para esses jovens que já sofreram e sofrem todo tipo de violação de direitos”, destacou.
> Parceiros do Natal Solidário
Além da participação de membros e servidores do MPSE, o projeto conta com o apoio da Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP), da ASAPGJIS, do Acalanto, do Grupo Maratá, da Concorde Veículos, da Tia Mel animações, de Luciano Pipocas, do Serviço Social do Comércio (Sesc), do Serviço Social da Indústrio (Sesi), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Corpo de Bombeiros, de Dieverton Brinquedos, do Supermercado Rodrigo, do Iate Clube de Aracaju e da sociedade civil, através de voluntários e apoiadores anônimos.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter: mpsergipe
Fotos: Alisson Mota