Divulgar e consolidar os princípios e ações da Justiça Restaurativa. Esses foram os objetivos da realização da Semana Restaurativa em Sergipe, que aconteceu nos dias 20 a 24 de novembro e acompanhou as comemorações em todo o país.
Com o tema “Pela Justiça Restaurativa na Educação”, o evento em Sergipe é fruto da parceria do Ministério Público de Sergipe, por meio da Coordenadoria Permanente de Autocomposição e Paz (Coapaz); do Tribunal de Justiça de Sergipe, através do Núcleo Permanente de Justiça Restaurativa (Nupejure); da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE); da Defensoria Pública de Sergipe; e das Universidades Federal de Sergipe (UFS) e Tiradentes (Unit).
O evento de abertura foi o IV Seminário sobre Cultura de Paz e Justiça Restaurativa, promovido pelo MPSE, por meio da Escola Superior e da Coapaz. A quarta edição do Seminário abordou o tema “Sistema Multiportas e Justiça Restaurativa” e foi ministrado pela Advogada, Doutora em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Professora Samyle Regina Matos Oliveira. No evento, a Procuradora de Justiça e Coordenadora da Coapaz, Maria Conceição de Figueiredo Rolemberg, e servidores do MPSE compartilharam experiências a partir da atuação na Coordenadoria.
Para a Coordenadora da Coapaz, Conceição Rolemberg, “é preciso articular e abraçar todos os órgãos para que possamos disseminar, cada vez mais, a Justiça Restaurativa. E aqui no Ministério Público não teríamos dado passos tão grandes, se não fosse o apoio incondicional que temos do Procurador-Geral de Justiça. Dr. Machado receba minha gratidão e reconhecimento. Esse trabalho é feito, de coração, para a instituição e para a sociedade. Começamos há cinco anos e temos uma equipe compromissada e dedicada. Estes eventos são a coroação do trabalho que é feito ao longo do ano. Não estamos preocupados em apenas executá-lo, mas, também, avaliar os impactos dele na vida das pessoas e na transformação social”, relatou.
“Este é mais um evento importante realizado pela Coapaz e seus parceiros para partilhar experiências exitosas sobre a Justiça Restaurativa. Um trabalho pautado pela escuta e mediação de conflitos, que requer empatia e dedicação. Parabéns à Dra. Conceição e toda a equipe da Coapaz. Através do trabalho de vocês, o Ministério Público de Sergipe não se limita a uma atuação unicamente processual, ele trabalha, também, na prevenção e solução de conflitos por meio do diálogo e propagação da cultura de paz”, destacou o Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto.
> Oficinas, minicursos e workshop
A programação da Semana Restaurativa em Sergipe contou com a realização de oficinas, minicursos e workshop que foram distribuídos nas instituições parceiras: Escola Superior do MPSE, Centro Judiciário de Justiça Restaurativa (Cejure) do TJSE, Central de Atendimento da Defensoria Pública de Sergipe, Escola Superior da Advocacia (ESA – OAB/SE) e Colégio Atheneu (Unit).
As atividades englobaram vários temas, entre eles: Círculos de Construção de Paz, Compreensão da Natureza dos Conflitos e a Busca pelas Convergências, Métodos Consensuais de Solução da Conflitos, Comunicação Não Violenta, Conciliação, Mediação e Técnicas Aplicáveis e Círculo de Conexão.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter: mpsergipe
Fotos: Alisson Mota (MPSE) / Arquivo Pessoal