“Sou o que sou, apenas, e nada mais!”. O trecho do livro de poesias ‘Algumas Coisas Minhas’, lançado em 2017, pelo Procurador de Justiça José Carlos de Oliveira Filho, é um traço da autenticidade que o membro sempre carregou em sua trajetória profissional. E o que não faltaram foram versos poéticos e homenagens na despedida dos trabalhos ordinários do decano, em sessão extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ), nesta quinta-feira, 24.
Após 41 anos de dedicação ao Ministério Público de Sergipe, o Procurador de Justiça José Carlos de Oliveira Filho se despediu da instituição em uma sessão a ele dedicada, preenchida com depoimentos de membros, entrega de presentes e abraços que celebram um novo ciclo de vida.
A sessão extraordinária foi aberta pelo Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, seguida por uma saudação da Procuradora de Justiça Maria Cristina Foz Mendonça. “Nesta instituição, Doutor José Carlos percorreu muitos caminhos, ocupou cargos da maior responsabilidade e se notabilizou como um excelente e espirituoso orador. Sempre se apresentou solícito, pronto a ouvir e contribuir com sua experiência, preocupado com as questões urbanísticas, e as relativas ao patrimônio histórico de Aracaju, com a saúde da população e os problemas sociais. Agora, nossos votos são de que desfrute dessa nova fase com muita alegria e criatividade, dedicando-se às letras poéticas e a tudo mais que for do seu agrado”, registrou a Procuradora de Justiça.
José Carlos de Oliveira Filho iniciou a carreira como Promotor de Justiça, em 12 de maio de 1982, tendo titularizado inúmeras Promotorias. Promovido à entrância final, foi também Secretário-Geral do Ministério Público e Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça. Em 1992, por merecimento, foi alçado ao cargo de Procurador de Justiça, e assumiu postos relevantes, tendo sido Coordenador-Geral (1995/1997), Corregedor-Geral (2004/2006), Integrante do Conselho Superior eleito pela classe e Ouvidor por três mandatos (2010/2012 – 2012/2014 e 2020/2022).
Em depoimento, o Procurador-Geral de Justiça enalteceu a trajetória do membro. “Doutor José Carlos ajudou a construir essa instituição, ocupando não só diversas funções importantes, mas sempre conduzindo suas atividades com inteligência e sensibilidade. Os seus escritos, as suas falas, são aprendizados e inspirações para todos nós que continuamos nossa caminhada profissional. Desejo muitas alegrias nos novos passos, sejam eles pessoais ou profissionais, e o Ministério Público será sempre a sua segunda casa”, afirmou Machado Neto.
Em discurso, o Procurador de Justiça José Carlos de Oliveira Filho agradeceu nominalmente a todos os membros integrantes do CPJ. No encerramento da sessão extraordinária, o membro recebeu uma placa de homenagem pelos anos de atuação funcional dedicados à instituição.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter: mpsergipe
Fotos: Alisson Mota