Você sabia que nesta quinta-feira, dia 23, é o Dia Nacional e Estadual de Combate ao Câncer Infantil? A Lei nº 11.650, de 04 de abril de 2018, instituiu a data nacionalmente e, logo após, foi criada a Lei Estadual nº 8.401, de 12 de abril de 2018.
O objetivo das Leis é estimular ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer infantil; promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral às crianças com câncer; apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol das crianças com câncer; difundir os avanços técnico-científicos relacionados ao câncer infantil; apoiar as crianças com câncer e seus familiares.
O Ministério Público de Sergipe, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Adolescência (CAOpIA), tem feito publicações para conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantil.
O intuito é orientar os pais/responsáveis para identificar os sintomas da doença, saber mais sobre diagnóstico e tratamento. Se diagnosticado precocemente, o câncer infantil tem taxas de cura de até 80%. Muitas vezes, os sinais e sintomas do câncer são muito similares aos de outras doenças comuns nas crianças. Isso pode levar o profissional de saúde a não suspeitar da doença na primeira consulta. Especialistas advertem que se uma criança for atendida três vezes com a mesma queixa, é importante avaliar a possibilidade de ser alguma coisa séria.
Os tipos de câncer mais comuns em crianças e adolescentes são as leucemias, os tumores do sistema nervoso central e os linfomas.
> Acolhimento
Tão importante quanto a prevenção e o diagnóstico precoce, é a atenção integral que a criança ou o adolescente acometido pelo câncer deverá receber do poder público e de sua família. O bem-estar depende muito da qualidade de vida e do tratamento adequado da doença, que se inicia com o diagnóstico correto e segue com as modalidades indicadas pelo médico (quimioterapia, cirurgia e radioterapia), que as indicará de acordo com o caso específico.
Em Sergipe, Organizações Não Governamentais (ONGs) e Associações funcionam como rede de apoio e importante suporte para pacientes e suas famílias, a exemplo do GACC e da Avosos:
– GACC
O GACC Sergipe foi fundado em 1999, com o objetivo de realizar um trabalho social em apoio às crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas no Estado de Sergipe. A criança ou adolescente acolhido pela instituição tem total assistência no que se refere ao tratamento, com medicamentos, exames e consultas médicas, que são realizados em clínicas e hospitais particulares da capital.
O acolhido e sua família tem à disposição uma equipe multidisciplinar como: Psicólogo, Assistente Social, Enfermeira, Oncologista Pediatra, Dentista, Ginecologista, entre outras especialidades, tudo oferecido pela instituição sem nenhum custo para as famílias. O GACC ainda conta com uma equipe de voluntários que desenvolve suas atividades nos projetos sociais. A instituição atende hoje 84 crianças em todo Estado de Sergipe e alguns Municípios da Bahia.
Em 2021, o GACC desenvolveu o Projeto de “Diagnóstico Precoce”, onde foram investidos cerca de R$ 70 mil reais em exames, consultas médicas e cirurgias. O Projeto é fundamental para o diagnostico rápido e em um espaço de tempo satisfatório para início do tratamento, com possibilidade maior de cura.
No final de 2020, foi inaugurado um Núcleo do GACC em Lagarto para atender toda a região centro-oeste do Estado.
O GACC fica localizado na Av. Desembargador Maynard, 654, Bairro Cirurgia, em Aracaju. O telefone para contato é (79) 3216-3737 e o site é o www.gacc-se.org.br.
As doações ao GACC podem ser feitas por meio dos canais abaixo:
Pix – Chaves
03.628.747/0001-87 (CNPJ)
(79) 91464544 (telefone)
diretoria@gacc-se.org.br (e-mail)
Contas Bancárias
Banese – Agência: 054 / Tipo: 03 / Conta Corrente: 100308-6
Banco do Brasil – Agência: 1224-6 / Conta Corrente: 107258-7
Banco do Nordeste – Agência: 005 / Conta Corrente: 21398-0
Caixa Econômica Federal – Agência: 2186/ Tipo: 003/ Conta Corrente: 3353-0
Doação On-line www.gacc-se.org.br/doacao
– Avosos
A Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) completa 35 anos de atividade em 2022 e tem como missão atuar na assistência às crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas de Sergipe. A Avosos cria e articula soluções em uma rede de ações, visando contribuir de forma integral para a melhoria do tratamento e da qualidade de vida desses pacientes.
Além disso, a entidade disponibiliza um aplicativo (App) sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil para esclarecer e encaminhar os casos suspeitos. O objetivo do App é agilizar os exames de investigação, porque quanto mais rápido a doença é descoberta, maiores são as chances de cura e menores as sequelas.
A instituição recebeu o Certificado “Melhores ONGs do Brasil 2021” na categoria “Vencedora de seu Estado”, por ter obtido a maior nota entre as inscritas em Sergipe. A premiação foi organizada pelo “Instituto Doar” e pelo “O Mundo Que Queremos”.
A Avosos fica localizada na Rua Leonel Curvelo, 55, Bairro Suíssa, em Aracaju. O telefone para contato é (79) 3212-4700 ou 98172-9166 (WhatsApp do Ambulatório de Triagem/Diagnóstico Precoce) e o site é o www.avosos.org.br.
As doações à Avosos podem ser feitas por meio dos canais abaixo
E-mail: doe@avosos.org.br
Site: https://avosos.org.br/como-ajudar/doando/
Pix – Chave
16.219.446/0001-41 (CNPJ)
Contas Bancárias
Banco do Brasil – Agência:1224-6/ Conta Corrente: 4588-8
Banese – Agência: 029/ Conta Corrente: 100489-8 / Tipo: 03
Caixa Econômica Federal – Agência: 2382 / Conta Corrente: 175-7/ Tipo: 03
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter: mpsergipe
Card: Divisão de Design e Mídia/MPSE