Membros do Ministério Público de Sergipe marcaram presença durante as atividades da XXV edição do Congresso Nacional do Ministério Público, realizadas entre 8 e 10 de novembro, no Centro de Convenções de Salvador/BA. O evento contou com a participação de aproximadamente 3 mil integrantes do MP Brasileiro e teve como tema “MP e resolutividade na era das tecnologias 5.0”.
Além de abordar as inovações transformadoras proporcionadas pela tecnologia, o encontro se debruçou sobre a perspectiva de uma atuação mais eficiente e efetiva, que gere resultados claros e objetivos para a sociedade.
O Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, foi representado pelo Procurador de Justiça Paulo Lima de Santana. O Promotor de Justiça Nilzir Soares Vieira Junior, Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça do MPSE, participou do Congresso e reiterou o papel do Ministério Público na era das tecnologias 5.0.
“Nossos desafios são inúmeros, mas não deixam de ser, também, oportunidades para modernizarmos as nossas práticas, reafirmando o compromisso com a sociedade que servimos. Que esse encontro seja um ponto de partida para uma era de resolutividade ampliada, onde a tecnologia e a justiça coexistam em harmonia, impulsionando-nos na busca incansável por um sistema legal mais eficiente, acessível e justo”, avaliou.
Na abertura do evento, a Procuradora-Geral da República Interina e Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Elizeta Ramos, enalteceu a importância de reunir representantes dos MPs de todos os estados brasileiros. “O Ministério Público deve ser uma ponte de conciliação, visando à construção de um consenso possível. A Justiça precisa se hiperconectar. A resolutividade na era da tecnologia 5.0, tema deste Congresso, não se resume a inovação, mas deve buscar a conciliação para a solução extrajudicial de conflitos. Precisamos de uma atuação ministerial cada vez mais preventiva e próxima da sociedade, mais eficiente e transparente, para buscar resultados sociais efetivos”, afirmou a atual PGR.
O Ministério Público de Sergipe foi representado por diversos membros ao longo dos três dias de programação. Participaram da abertura do evento o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, representando o governador Jerônimo Rodrigues; o presidente da Assembleia Legislativa (Alba), deputado Adolfo Menezes; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nilson Castelo Branco; a PGR Elizeta Ramos; a procuradora-geral de Justiça da Bahia, Norma Cavalcanti; o presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), César Bechara Mattar Jr.; o prefeito de Salvador, Bruno Reis; o presidente da Associação do Ministério Público da Bahia (Ampeb), Marcelo Miranda; o secretário Nacional de Justiça, Augusto Botelho, representando o ministro de Justiça e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), Roberto Maynard; o corregedor nacional do MP, Oswaldo D’Albuquerque; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA), Marcus Presídio; o procurador-geral da Província de Buenos Aires, Juan Bautista; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA), Francisco Netto e a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seção Bahia (OAB-BA), Daniela Borges. Também estiveram presentes os ex-PGRs Augusto Aras e Raquel Dodge.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter: mpsergipe
Fotos: MPBA