O Ministério Público de Sergipe, através do Centro Operacional de Proteção ao Rio São Francisco e às Nascentes (CAOpSFN) promoveu reunião, em outubro, para iniciar a implantação do Projeto “Nascentes de Sergipe”. O objetivo do projeto é mapear todas as nascentes do Estado de Sergipe e, a partir desse mapeamento, promover ações para preservação desses corpos hídricos, recuperando áreas degradadas e protegendo as nascentes de cada município sergipano.
A reunião foi coordenada pelo Diretor do CAOpSFN, o Promotor de Justiça Sandro Luiz da Costa, e contou com a participação do Ministério Público do Trabalho (MPT/SE), representado pela Procuradora do Trabalho Clarisse de Sá Farias Malta, do Ministério Público de Contas (MPC/SE), representado pelo Procurador de Contas Eduardo Santos Rolemberg Côrtes, além do Promotor de Justiça Titular da 10ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão de Aracaju, especializada no Meio Ambiente, Eduardo Lima de Matos.
Também estiveram presentes os Secretários do Meio Ambiente e os Presidentes da Câmaras Municipais das cidades que fazem parte da bacia hidrográfica do Rio Japaratuba, representantes de diversos departamentos e programas de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) ligados ao tema, representantes da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma) e integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba.
De acordo com o Promotor de Justiça Sandro Costa, o projeto será implantado nos municípios da bacia hidrográfica do Rio Japaratuba, e posteriormente será expandido para as demais bacias hidrográficas do Estado. “A opção de iniciar pela bacia do Rio Japaratuba se deu por alguns fatores, como a enorme produção científica da UFS sobre a bacia, os diagnósticos já realizados com indicadores que estabelecem prioridades de ação, além da disponibilidade dos integrantes do Comitê, com uma receptividade muito grande, inclusive dos representantes dos poderes Executivo e Legislativo dos municípios que compõem a bacia”, destacou.
Nesta primeira reunião, foi encaminhada a escolha do município de Capela como piloto para implantação do projeto, pois lá já existe um mapeamento de nascentes. Dessa forma, será realizada uma expedição, que partirá da Unidade de Conservação da Mata do Junco, para levantamento de necessidades operacionais e encaminhamentos posteriores do projeto.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter: mpsergipe
Fotos: Alisson Mota