Ampliando as iniciativas em busca da sustentabilidade e redução dos danos provocados pelos impactos ambientais, o Ministério Público de Sergipe se reuniu, nesta segunda-feira, 28, com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climática (Semac), e avançaram no debate sobre a implementação da logística reversa de embalagens em geral em Sergipe.
A audiência, que contou com a presença das Promotoras de Justiça Ana Paula Machado (5ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão, com atuação na área do Meio Ambiente) e Aldeleine Barbosa (Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente), intensificou as discussões sobre a construção de um decreto a nível estadual para tratar da gestão das embalagens utilizadas e descartadas em Sergipe.
A logística reversa de embalagens em geral é um processo que envolve o gerenciamento do retorno de embalagens vazias, usadas ou descartadas ao longo da cadeia de suprimentos, visando à sua recuperação, reciclagem ou descarte adequado. Ela é uma abordagem sustentável que busca minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de embalagens, promovendo a reutilização de materiais e a redução do desperdício.
Na reunião, ficou acordado que a Semac encaminhará minuta do Decreto sobre a referida temática, em prazo de cinco dias, para análise e eventuais contribuições do Ministério Público de Sergipe. Os órgãos ainda trocarão informações técnicas sobre o convênio firmado com a Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA), com a possibilidade de disponibilização de software para implementação de logística reversa no Estado.
O assunto será discutido em nova reunião, agendada para o mês de outubro, com as presenças da Semac, Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e Imasul.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter: mpsergipe
Fotos: Eduardo Andrade/Semac