Membros do Ministério Público de Sergipe (MPSE) participaram da solenidade de inauguração da praça Maria Joselita Almeida Barbosa, no bairro Farolândia, em Aracaju. O nome do novo espaço público é uma homenagem a Procuradora de Justiça Maria Joselita Almeida Barbosa, que dedicou 42 anos da sua vida à atuação em prol da justiça e cidadania, como integrante do MP de Sergipe.
O Promotor de Justiça Peterson Almeida, filho da homenageada, agradeceu a homenagem e lembrou da contribuição profissional da mãe. “Minha mãe atuou como Promotora de Justiça, depois como Procuradora de Justiça, é filha de Aracaju, e teve uma atuação muito forte na área criminal aqui na capital. Não é porque é minha mãe, mas ela tinha uma conduta exemplar. Então, é um reconhecimento do trabalho e da vida de uma pessoa que gostava muito de lugares abertos, praças, calçadões. Tenho certeza que, de onde ela estiver, fica muito feliz com essa homenagem que presenteia a comunidade da Farolândia”, expressou.
O Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, reiterou a doação profissional da Procuradora de Justiça e elogiou o novo espaço lúdico. “Esta praça não apenas embeleza nossa cidade, mas também presta uma justa homenagem à notável trajetória da Dra. Maria Joselita Almeida Barbosa, que dedicou sua vida ao serviço público como Promotora de Justiça e depois como Procuradora de Justiça. Aqui, vemos refletido o comprometimento e a dedicação exemplares que ela sempre demonstrou em sua carreira. Assim como esta praça se torna um ponto de encontro para nossa comunidade, a Procuradora de Justiça sempre buscou unir esforços em prol da justiça e da harmonia social”, grifou.
A praça, localizada na rua Antônio Fontes Pitanga, bairro Farolândia, conta com passeios em concreto, instalação de parque infantil, equipamentos de ginástica, bancos e arquibancada. O local também foi dotado de paisagismo, de iluminação de LED e de acessibilidade, com rampas e pisos táteis.
Ao fazer a entrega do novo equipamento, o Prefeito Edvaldo Nogueira justificou a homenagem para a integrante do MPSE. “Não podemos esquecer aqueles que dedicaram a vida para contribuir com o desenvolvimento e progresso da nossa cidade. Mais do que lembrar, precisamos reconhecer. Por isso demos o nome da doutora Maria Joselita Almeida Barbosa a essa praça, uma mulher extraordinária, que pregou o bem e que deixou um legado para a justiça de Aracaju e de Sergipe. Por tudo o que ela realizou ao longo da sua trajetória, fizemos questão de homenageá-la. Agora, todas as vezes que os seus familiares passarem por este local, lembrarão de Maria Joselita Almeida Barbosa, pois materializa a sua memória”, enfatizou.
> Trajetória
Maria Joselita Almeida Barbosa nasceu em Aracaju. Iniciou sua vida estudantil no Colégio Patrocínio José, ingressando, logo após, na Faculdade de Direito de Sergipe, em 1967. Em 1970 foi aprovada no concurso do Ministério Público de Sergipe para o cargo de promotora. Ao longo de sua carreira, oficiou nos municípios de Gararu, São Cristóvão, Propriá e em outras cidades sergipanas. Em 2003, tornou-se procuradora de Justiça, pelo critério antiguidade, função na qual permaneceu até se aposentar, em 2012. Ela faleceu em 2021. Deixou três filhos e quatro netos.
Com informações da PMA
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter: mpsergipe
Fotos: Arthur DAvila/PMA