O Ministério Público de Sergipe esteve presente no 1º Fórum Estadual de Políticas Públicas para o Câncer Infantojuvenil, promovido pela Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) e pela Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos).
Os Promotores de Justiça Talita Cunegundes (Diretora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Adolescência) e Raymundo Napoleão Ximenes Neto (Diretor do CAOp dos Direitos à Saúde) explanaram sobre a “Importância do Ministério Público de Sergipe na promoção à proteção e os direitos da Criança e do Adolescente com câncer”. Além do Fórum, também foi realizado o XII “Workshop de Cuidados Paliativos na Oncologia Pediátrica: Os Desafios do Cuidar.
No Fórum, foi debatida a importância de enaltecer e fortalecer a rede de assistência ao público com suspeita e diagnóstico de doença oncológica em Sergipe, visando ampliar o acesso oportuno e integral a exames e tratamento. A proposta é aumentar o índice de sobrevida, a melhora da qualidade de vida e a redução das estatísticas de mortalidade.
“Nossa visão é que essas políticas precisam ser implantadas através dos gestores nas esferas estaduais e municipais. O diagnóstico do Câncer Infantojuvenil precisa ser rápido, bem como a assistência nos exames e consultas. E essa é uma realidade que precisa ser amplamente revista”, afirmou a Presidente da Coniacc, Teresa Cristina.
No ano passado, a Lei nº 14.308, instituiu a Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica, tornando-se um grande marco para a causa do Câncer Infantojuvenil. “O intuito do Fórum que é um marco no Estado de Sergipe foi de buscar o caminho para a implementação da Lei estadual no tocante a essa atenção nas questões que norteiam o Câncer Infantojuvenil. Com isso, deixar implementado e definido o papel de cada agente no enfrentamento da doença”, abordou o Presidente da Avosos, Wilson Melo.
“O Fórum é uma importante escuta da sociedade médica, profissionais da saúde e assistência sobre a estrutura do serviço de tratamento oncológico infantil no Estado de Sergipe, revelando que ainda há muitas demandas nas atuais equipes de atendimento nas unidades de saúde públicas e necessidade de aumentar o esclarecimento da população sobre o diagnóstico precoce, somando esforços o MP para essa articulação”, destacou a Promotora de Justiça Talita Cunecundes.
Para o Promotor de Justiça Raymundo Napoleão Ximenes Neto, “a iniciativa da Avosos na realização do Fórum é mais um degrau na redentora trajetória em favor das crianças e adolescentes com câncer. A dedicação dos voluntários e o interesse deles em somar esforços numa rede de apoio e ação torna ainda mais edificante o trabalho. Senti-me honrado em puder participar e reforçar a parceria do Ministério Público”, ressaltou.
> Workshop de Cuidados Paliativos na Oncologia Pediátrica
A XII edição do “Workshop de Cuidados Paliativos na Oncologia Pediátrica: Os Desafios do Cuidar” trouxe amplo debate sobre a relevância do aprimoramento do tema. As palestras giraram em torno dos desafios e possibilidades no estado de Sergipe; equipe de saúde e família de pacientes: a importância da comunicação; o cuidar além do curar; a transformação da dor em sorriso e questões na humanização através da música. O evento faz parte das comemorações de 36 anos da Avosos.
Com informações e fotos da Avosos
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter: mpsergipe