O Promotor de Justiça Newton Silveira, do Ministério Público de Sergipe, foi laureado com ‘Magna cum lauda’ após a defesa, em alemão, da sua tese de doutorado na Universidade Johann Wolfgang von Goethe Universität, também conhecida como Universidade de Frankfurt, na Alemanha. O termo confere ao trabalho alta qualificação em titulação universitária. A tese foi defendida na última segunda-feira, 17, após ter sido concluída e depositada no Departamento de Direito Penal e Filosofia do Direito daquela Instituição.
A banca de avaliação foi composta por Cornelius Prittwitz (Presidente e Orientador), Professor emérito de Direito Penal, Direito Processual Penal, Criminologia e Filosofia do Direito; Klaus Günther, Professor de Teoria do Direito, Direito Penal e Direito Processual Penal; e Ulfrid Neumann, Professor emérito de Direito Penal, Direito Processual Penal, Filosofia do Direito e Sociologia do Direito.
O Promotor de Justiça Newton Silveira, que também é Diretor da Escola Superior do Ministério Público de Sergipe (ESMP), comemorou a conclusão e aprovação do trabalho, após longos anos de estudo e pesquisa. “A obtenção de um título de doutorado em Direito feito em uma universidade tão prestigiada da Alemanha é motivo de muita felicidade e orgulho pessoal, mas também profissional e institucional. Sou muito grato também ao Ministério Público por sempre ter me apoiado nesse projeto, de forma que pretendo continuar revertendo em favor da minha Instituição os conhecimentos e a experiência adquiridos, não só relacionados o Direito Penal e à Filosofia do Direito, como também relacionados ao que tem de mais positivo na cultura germânica, especialmente no debate científico”, pontuou.
A Universidade de Frankfurt é uma renomada instituição de ensino superior localizada em Frankfurt am Main, na Alemanha. Fundada em 1914, a universidade recebeu o nome do famoso escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe, que nasceu na cidade de Frankfurt. É uma das principais universidades de pesquisa da Alemanha e tem uma reputação internacionalmente reconhecida em diversas áreas acadêmicas, com sua Teoria Crítica encabeçada por Theodor Adorno, Herbert Marcuse e Marx Horkheimer, e, mais recentemente, pelo filósofo Jürgen Harbermas, todos expoentes da chamada “Escola de Frankfurt”.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter: mpsergipe
Fotos: Ícaro Novaes e Arquivo Universidade de Frankfurt