O mês de junho marcou a implantação do novo sistema virtual para acompanhamento de procedimentos extrajudiciais do Ministério Público de Sergipe. O MPExtra entrou em funcionamento no último dia 13, inicialmente na 2ª Promotoria de Justiça Distrital de Nossa Senhora do Socorro, que fica localizada no Fórum Bel. Luiz Augusto Barreto, no bairro Parque dos Farois. O novo sistema foi inteiramente desenvolvido pelos servidores da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) do MPSE, com apoio da Corregedoria-Geral.
O novo sistema foi idealizado com o objetivo de substituir o sistema atualmente em uso, o Proej, que limita algumas funcionalidades. “O Proej é um sistema que já roda há mais de 15 anos no MPSE e, com o MPExtra, teremos uma nova tecnologia, que possibilita a adoção de novos recursos e funcionalidades, que vão propiciar, inclusive, a integração entre setores, sistemas e até mesmo com outras instituições”, explica o servidor da DTIC/MPSE Italo Pereira Teles, responsável técnico pelo projeto.
“O MPExtra é uma iniciativa louvável e pioneira do MPSE, porque visa registrar e sistematizar todas as atividades extrajudiciais e que foi construída pela nossa equipe de TI, muito eficiente, com a participação direta dos Membros”, comemora o Promotor de Justiça Sandro Luiz da Costa, titular da 2ª Promotoria de Justiça Distrital de Nossa Senhora do Socorro. “A vantagem do MPExtra é que ele traz uma interface customizável e amigável para uso pelos Membros, além de possibilitar o controle total dos procedimentos, algo que não é possível com o Proej”, avalia.
O Corregedor-Geral do MPSE, Procurador de Justiça Jorge Murilo Seixas de Santana, e o ex-Corregedor-Geral do MPSE e Coordenador da Comissão de Desenvolvimento do Projeto, Procurador de Justiça Eduardo d’Avila, participaram da atividade de implantação do sistema, além dos servidores da DTIC que participaram do desenvolvimento do MPExtra. “Nós estamos vivenciando um momento histórico para o MPSE. Esse sistema foi sonhado por muito tempo e a equipe de TI, prata da casa, desenvolveu plenamente. A ideia é que, assim que concluirmos a fase de teste na promotoria-piloto, façamos a expansão do sistema para todo o estado”, projetou o Procurador de Justiça Eduardo d’Avila.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter: mpsergipe