O Ministério Público de Sergipe, por meio do Grupo de Trabalho Temporário de Promoção da Segurança nas Escolas, está orientando a população sobre o não compartilhamento de fake news (notícias falsas) e reforçando os canais de denúncias para que sejam relatadas possíveis ameaças de ataques em escolas. Além disso, o MPSE reuniu informações do Governo de Sergipe e do Governo Federal sobre como o tema tem sido enfrentado/combatido.
O objetivo do GT Segurança nas Escolas é acompanhar e fiscalizar as políticas públicas voltadas à promoção da segurança nas escolas, além de monitorar as ameaças de ataques à instituições de ensino e propor medidas, políticas e protocolos para prevenir a violência em ambiente escolar.
O MPSE ressalta que o compartilhamento de informações, fotos e vídeos relacionados a ataques em escolas pode estimular a ocorrência de novos casos, prejudicar o trabalho de investigação dos órgãos de segurança pública e ainda gerar um pânico social com graves consequências. Diante disso, recomenda que a população e os órgãos de imprensa não divulguem esses conteúdos, como nomes e fotos de agressores e vítimas, principalmente nas redes sociais, onde a propagação ocorre com muita velocidade e atinge um grande público.
> Segurança nas Escolas em Sergipe
O Governo de Sergipe emitiu alerta sobre a disseminação de fake news nas redes sociais. A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) tem monitorado, 24h por dia, anúncios de ataques a escolas da capital e interior do Estado. Inclusive, investigação da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) já identificou suspeitos de realizarem postagens falsas com ameaças nas redes sociais.
A SSP divulgou, também, que tem mantido todas as medidas de segurança necessárias para trazer tranquilidade de alunos, pais e toda a comunidade escolar.
Para denunciar ameaças ou situações de emergência, basta ligar:
181 – Disque-Denúncia
190 – Polícia Militar
> Operação Nacional Escola Segura
O Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Safernet Brasil, criou um canal exclusivo para denúncias on-line sobre ameaças de ataques a escolas em todo o país. O registro pode ser realizado de forma anônima e todas as informações serão mantidas sob sigilo.
Para denunciar, basta acessar o site gov.br/escolasegura, informar a URL (link) da postagem ou página que contém a ameaça. Para facilitar a análise da denúncia, deve-se preencher o campo “comentário” com informações complementares, tais como nome da escola, município e Estado em que se localiza, e qual a mídia social de origem da ocorrência.
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania decidiu ampliar a iniciativa, disponibilizando um número exclusivo de WhatsApp (61) 99611-0100 para denúncias de ataques ou ameaças a escolas, além do Disque 100. O canal pode ser acessado por meio de mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos, e as denúncias podem ser feitas anonimamente. As informações são encaminhadas com prioridade às autoridades de segurança para uma ação imediata. (Clique aqui e confira a cartilha)
Denuncie!
Site gov.br/escolasegura
WhatsApp (61) 99611-0100
Disque 100 – Direitos Humanos
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter: mpsergipe
Cards: Divisão de Design e Mídia/MPSE








